Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Médico residente sofreu acidente punctório ao realizar gasometria em paciente internado na emergência. Havia feito 3 doses da vacina contra hepatite B há 3 anos, mas nunca fizera teste para anti-HBs. Em razão do acidente, procurou atendimento imediato no serviço de medicina Ocupacional, onde realizou os seguintes exames: anti-HBS, anti-HBC Igm, HBS-Ag, anti-HIV e anti-HCV, todos negativos. Os resultados do paciente fora do acidente foram: teste rápido anti-HIV, HBS Ag, anti-HBS Igm e anti-HCV negativos e anti-HBS superior a 100 mUI/ml. Qual a conduta mais adequada?

A
Aplicar pelo menos mais uma dose da vacina contra hepatite B e realizar dosagem de anti-HBs para verificar a resposta imunológica.
B
Utilizar antirretrovirais como quimioprofilaxia pós-exposição, uma vez que o teste rápido não é confiável.
C
Utilizar imunoglobulina hiperimune contra hepatite B e verificar se o acidentado se tornou protegido.
D
Utilizar 0,06 ml/kg de peso de imunoglobulina hiperimune contra hepatite B, preferencialmente até 48 horas após a exposição.
E
Como a fonte não expôs o médico a risco, não há necessidade de adoção de qualquer medida.
Os extraordinários benefícios do aleitamento materno estão bem documentados sejam eles de ordem nutricional, afetiva, imunológica, cognitiva ou econômica. O uso de medicamento durante a lactação é uma prática muito frequente e uma causa importante de interrupção do aleitamento materno. Isso se deve basicamente à carência de informações sobre muitos fármacos. O desconhecimento e o desinteresse dos profissionais de saúde sobre o tema são citados na literatura como fatores que contribuem para o desmame. Em relação às interações entre fármacos e amamentação assinale a alternativa correta:
Homem de 62 anos compareceu ao ambulatório de cirurgia queixando-se de abaulamento na região inguinal direita há seis meses. No exame físico da região inguinal, observam-se alargamento de 4 cm de diâmetro dos anéis inguinais e defeito da parede posterior do canal inguinal, à direita. O paciente refere uma “tumoração” que desce às vezes para o saco escrotal, à direita, sendo reduzido por ele manualmente. Diante do quadro clínico, o provável diagnóstico, tratamento, e complicação pós-operatória mais frequentes são, respectivamente:
São alterações morfológicas encontradas na Tetralogia de Fallot, exceto:
Mulher, 27 anos, sofreu queimadura em toda região cervical anterior, há 8 dias, apresenta áreas de segundo grau superficial e profunda. Foi tratada com curativos locais evoluindo com pequenas áreas de epitelização e granulação, sem infecção. A CONDUTA É:
Compartilhar