Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Médico residente sofreu acidente punctório ao realizar gasometria em paciente internado na emergência. Havia feito 3 doses da vacina contra hepatite B há 3 anos, mas nunca fizera teste para anti-HBs. Em razão do acidente, procurou atendimento imediato no serviço de medicina Ocupacional, onde realizou os seguintes exames: anti-HBS, anti-HBC Igm, HBS-Ag, anti-HIV e anti-HCV, todos negativos. Os resultados do paciente fora do acidente foram: teste rápido anti-HIV, HBS Ag, anti-HBS Igm e anti-HCV negativos e anti-HBS superior a 100 mUI/ml. Qual a conduta mais adequada?

A
Aplicar pelo menos mais uma dose da vacina contra hepatite B e realizar dosagem de anti-HBs para verificar a resposta imunológica.
B
Utilizar antirretrovirais como quimioprofilaxia pós-exposição, uma vez que o teste rápido não é confiável.
C
Utilizar imunoglobulina hiperimune contra hepatite B e verificar se o acidentado se tornou protegido.
D
Utilizar 0,06 ml/kg de peso de imunoglobulina hiperimune contra hepatite B, preferencialmente até 48 horas após a exposição.
E
Como a fonte não expôs o médico a risco, não há necessidade de adoção de qualquer medida.
Cássio, 20 anos, jogador de vôlei, teve um trauma na mão direita e evoluiu com dor intensa à palpação e mobilização da articulação interfalângica distal do dedo anular, edema moderado e limitação funcional. Feito diagnóstico clinicorradiológico de dedo em martelo, foi indicada cirurgia, devido ao grau de desvio com flexão > 30°. Essa flexão da articulação em questão deve-se à lesão:
O sinal de Prehn refere-se à (ao):
Lactente, portador de comunicação interventricular, apresenta dificuldade para alimentar-se. Além disso, está com dificuldade, há dois meses, em ganhar peso. Encontra-se apático e taquipneico. Na ausculta pulmonar nota-se sibilos difusos. Fígado a 3,5 cm do rebordo costal direito. Baço e rins impalpáveis. Afebril. Diante do exposto, o lactente apresenta provavelmente sinais clínicos de:
Dentre as causas de hemorragia digestiva baixa, assinale a principal causa de sangramento de grande volume em paciente de 55 anos.
Compartilhar