Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Médico residente sofreu acidente punctório ao realizar gasometria em paciente internado na emergência. Havia feito 3 doses da vacina contra hepatite B há 3 anos, mas nunca fizera teste para anti-HBs. Em razão do acidente, procurou atendimento imediato no serviço de medicina Ocupacional, onde realizou os seguintes exames: anti-HBS, anti-HBC Igm, HBS-Ag, anti-HIV e anti-HCV, todos negativos. Os resultados do paciente fora do acidente foram: teste rápido anti-HIV, HBS Ag, anti-HBS Igm e anti-HCV negativos e anti-HBS superior a 100 mUI/ml. Qual a conduta mais adequada?

A
Aplicar pelo menos mais uma dose da vacina contra hepatite B e realizar dosagem de anti-HBs para verificar a resposta imunológica.
B
Utilizar antirretrovirais como quimioprofilaxia pós-exposição, uma vez que o teste rápido não é confiável.
C
Utilizar imunoglobulina hiperimune contra hepatite B e verificar se o acidentado se tornou protegido.
D
Utilizar 0,06 ml/kg de peso de imunoglobulina hiperimune contra hepatite B, preferencialmente até 48 horas após a exposição.
E
Como a fonte não expôs o médico a risco, não há necessidade de adoção de qualquer medida.
Paciente, sexo feminino, 58 anos, pele negra, fumante, sobrepeso, com histórico de vertigem posicional benigna, apresenta-se ao Pronto Socorro referindo "tontura", perda de sentido espacial, zumbido, perda auditiva leve e dores na região os ouvidos, pescoço e laringe. Refere outros episódios como o de hoje, mas nunca com essa intensidade. Abandonou o tratamento medicamentoso ministrado anteriormente por falta de recursos. No exame neurológico, o limiar para condução aérea e óssea da vibração de 256 Hz de um diapasão está aumentado no lado esquerdo. O diagnóstico mais provável é:
No exame oftalmológico pelo pediatra verificou-se a presença de um folículo elevado no limbo, cercado por intensa hiperemia conjuntival. A causa dessa doença é frequentemente associada com blefaroconjuntivite crônica estafilocócica. O diagnóstico provável é:
Quanto às hérnias da parede anterolateral do abdome, é incorreto afirmar:
Os critérios de Beers são utilizados no idoso para avaliar:
Compartilhar