Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Médico residente sofreu acidente punctório ao realizar gasometria em paciente internado na emergência. Havia feito 3 doses da vacina contra hepatite B há 3 anos, mas nunca fizera teste para anti-HBs. Em razão do acidente, procurou atendimento imediato no serviço de medicina Ocupacional, onde realizou os seguintes exames: anti-HBS, anti-HBC Igm, HBS-Ag, anti-HIV e anti-HCV, todos negativos. Os resultados do paciente fora do acidente foram: teste rápido anti-HIV, HBS Ag, anti-HBS Igm e anti-HCV negativos e anti-HBS superior a 100 mUI/ml. Qual a conduta mais adequada?

A
Aplicar pelo menos mais uma dose da vacina contra hepatite B e realizar dosagem de anti-HBs para verificar a resposta imunológica.
B
Utilizar antirretrovirais como quimioprofilaxia pós-exposição, uma vez que o teste rápido não é confiável.
C
Utilizar imunoglobulina hiperimune contra hepatite B e verificar se o acidentado se tornou protegido.
D
Utilizar 0,06 ml/kg de peso de imunoglobulina hiperimune contra hepatite B, preferencialmente até 48 horas após a exposição.
E
Como a fonte não expôs o médico a risco, não há necessidade de adoção de qualquer medida.
Mulher de 65 anos, internada na U.T.I. com diagnóstico de pancreatite grave, é portadora de miocardiopatia e hipertensão. O exame físico revela paciente com confusão mental. PA= 100x70mmHg; FC= 100bpm e diurese normal. Gasometria arterial com máscara de O2 10L/min; pH = 7,15; PaCO2 = 39; Pa O2 = 47; HCO2 = 13, BE = -15,3; saturação arterial de O2 = 72%. Assinale a correta:
Paciente de 43 anos de idade apresenta 4 dias de evolução de dor lombar a esquerda, associada a náuseas e vômitos. A TC demonstrou cálculo de 11 mm em ureter proximal. Relata quadro recorrente de nefrolitíase, com necessidade de litotripsia. Na ocorrência anterior o paciente enviou o cálculo para análise, que evidenciou cálculo de oxalato de cálcio. O paciente passou por derivação jejunoileal para tratamento de obesidade, 15 anos antes. Em relação ao caso, é correto afirmar que:
Com relação à esclerose múltipla, é correto afirmar:
Na correção Endovascular de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal de 06 cm de diâmetro em um paciente de 64 anos do sexo masculino, hipertenso e diabético, observamos no intra-operatório a presença fluxo retrógrado por vias colaterais como artérias lombares, mesentérica inferior ou hipogástricas para dentro do saco aneurismático. Classificamos este vazamento como:
Compartilhar