Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Ortopedia

Menina, 12 anos, trazida ao PS com história de dor de garganta há 5 dias acompanhada de gânglios no pescoço, tendo iniciado tratamento com amoxilina há 2 dias e que, após o uso deste, notou manchas avermelhadas pelo corpo. Ao exame físico, apresenta-se febril, com rash maculopapular róseo em todo o corpo. Amígdalas hipertrofiadas e recobertas por exsudato esbranquiçado, adenomegalias cervicais bilaterias, fígado a 3 cm do apêndice xifoide e baço a 2 cm do rebordo costal esquerdo. A hipótese a ser considerada é:

A
Amigdalite bacteriana resistente ao antimicrobiano.
B
Toxoplasmose.
C
Mononucleose infecciosa.
D
Citomegalia.
E
Efeito colateral da amoxilina.
Um neonato apresenta vômitos biliosos persistentes, sem distensão abdominal. A radiografia de abdome mostra o sinal da dupla bolha. O diagnóstico mais provável é:
O diagnóstico precoce e a avaliação imediata do lactente com suspeita de atresia biliar são muito importantes para que o procedimento cirúrgico corretivo atinja taxa de sucesso elevada (90%). O nome da cirurgia e o momento de sua realização são, respectivamente:
Numa reanimação cardiopulmonar em criança cardiopata que apresentou parada cardiorrespiratória em fibrilação ventricular, qual a droga a ser utilizada após a primeira tentativa de desfibrilação?
Em relação aos principais agentes etiológicos das pneumonias adquiridas na comunidade, de acordo com a faixa etária, é correto afirmar que:
Compartilhar