Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Ortopedia

Menina, 12 anos, trazida ao PS com história de dor de garganta há 5 dias acompanhada de gânglios no pescoço, tendo iniciado tratamento com amoxilina há 2 dias e que, após o uso deste, notou manchas avermelhadas pelo corpo. Ao exame físico, apresenta-se febril, com rash maculopapular róseo em todo o corpo. Amígdalas hipertrofiadas e recobertas por exsudato esbranquiçado, adenomegalias cervicais bilaterias, fígado a 3 cm do apêndice xifoide e baço a 2 cm do rebordo costal esquerdo. A hipótese a ser considerada é:

A
Amigdalite bacteriana resistente ao antimicrobiano.
B
Toxoplasmose.
C
Mononucleose infecciosa.
D
Citomegalia.
E
Efeito colateral da amoxilina.
Considere-se o caso de paciente feminina, de 36 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) =33kg/m², com Relação Cintura/Quadril (RCQ)=1. Segundo a World Heath Organization (WHO), 1998,
A obesidade na gestação contribui para a morbimortalidade gestacional e fetal. Em qual das situações abaixo o excesso de peso materno NÃO é fator de risco?
Assinale a alternativa correta com relação a doenças infectocontagiosas:
Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:
Compartilhar