Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Menina, 5 anos, apresenta edema, hipertensão e hematúria. Há 2 semanas teve piodermite. Qual exame complementar durante o seguimento clínico dessa criança apresenta melhor valor prognóstico?

A
Sumário de urina.
B
Complemento.
C
Ureia.
D
Ultrassonografia abdominal.
E
Antidesoxirribonuclease.
Em relação à síndrome dos ovários policísticos, considere as assertivas: I - está associada a um aumento de risco para doença cardiovascular. II - a menarca costuma ser mais precoce e os ciclos menstruais irregulares. III - padrão gonadotrófico clássico, FSH aumentado com LH normal ou baixo. Marque a alternativa correta:
Qual a principal causa de pneumotórax espontâneo?
Uma paciente, 45 anos de idade, quatro partos normais, apresenta constipação intestinal crônica, com grande esforço evacuatório, às vezes com discreto sangramento, visível após a higienização com papel. Há três dias apresenta aumento de nodulações perianais, sangramento em maior quantidade do que o habitual (suja o vaso com sangue), acompanhado de dor anal às evacuações. Ao exame, apresenta exteriorização de mamilos hemorroidários, com edema importante em todos, além de extrusão de coágulo e pequena ulceração em um deles. Ao ser preenchida a ficha de referência para um serviço de Proctologia para essa paciente, qual dos seguintes CID devem ser registrados?
O tratamento cirúrgico preferencial para os pacientes com megaesôfago não avançado é
Compartilhar