Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Menina, 5 anos de idade, com edema em joelho direito há 3 meses. Exame físico: aumento de volume, discreta dor à movimentação do joelho direito e atrofia da musculatura adjacente da coxa direita. O restante do exame é normal. Diante disso, é correto afirmar que:

A
A hipótese diagnóstica mais provável é febre reumática.
B
A imobilização do joelho direito está indicada.
C
A criança deve ser encaminhada ao oftalmologista.
D
Essa criança tem risco aumentado para desenvolver lesões de válvulas cardíacas.
Paciente sexo feminino, 45 anos relata descarga mamilar. Em quais características da descarga deve-se prosseguir a investigação:
Os distúrbios da motilidade esofágica são alterações funcionais e interferem na deglutição ou produzem disfagia sem qualquer obstrução mecânica. Os sintomas de regurgitação, perda de peso, disfagia após ingestão inicial de líquidos gelados, hipomotilidade e aumento da incidência de câncer de esôfago são características comumente encontradas em:
Em uma mulher com biópsia de colo uterino (pequeno fragmento), realizada às cegas (sem colposcopia), com invasão de 2 mm qual a melhor conduta seguinte?
Com base em estudos epidemiológicos, um programa de saúde coletiva com enfoque preventivo deve prever a execução de colpocitologia oncótica para rastreamento do câncer de colo uterino, pelo menos a cada:
Compartilhar