Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menina com 1 ano de idade é levada ao pediatra com história de febre há 2 dias, escurecimento da urina e irritabilidade. Ao exame não são observados sinais de infecção de vias aéreas, e a criança apresenta-se febril. A urocultura, colhida em condições ideais, revela-se positiva para Escherichia coli. Além da terapêutica antimicrobiana e das uroculturas para controle, recomenda-se:

A
ultrassonografia de rins e vias urinárias e urografia excretora.
B
ultrassonografia de rins e vias urinárias e uretrocistografia miccional.
C
urografia excretora e renograma.
D
apenas ultrassonografia de rins e vias urinárias.
E
apenas o seguimento, por ser o primeiro episódio.
Jéssica tem 2 anos e chega ao pronto-socorro com dor e incapacidade de movimentação do membro superior direito. A mãe nega história de trauma e informa que tudo aconteceu quando passeavam na praça: "Doutor, ela tropeçou e ia cair quando eu a puxei e levantei pela mão direita". Ao exame, Jéssica mantém o braço direito fletido, tem dor à movimentação e sua mão está em pronação. O diagnóstico mais provável para Jéssica é:
Antônia tem 28 anos, diagnóstico de doença lúpica e deseja engravidar. Busca aconselhamento para saber de seus riscos e do uso de medicamentos durante a gravidez. Você orienta Antônia e informa que a droga mais adequada para o controle do lúpus durante o período gestacional, é:
Homem, 25 anos, sofre acidente automobilístico com trauma no MIE. Ao exame, apresenta o membro em flexão, adução, rotação interna e encurtamento. Qual é o provável diagnóstico?
Menino, 3 anos, apresenta episódios febris vespertinos há 30 dias. Mãe nota que, durante os picos febris, a criança tem dores nos tornozelos e punhos, manchas avermelhadas no tronco e apatia. Ao exame, está afebril, hipocorado e com hepatoesplenomegalia; sinais flogísticos são notados em tornozelos e punhos. Hemoglobina: 7 g/dl; leve leucocitose com predomínio de neutrófilos; trombocitose; VSG e proteína C-reativa fortemente elevados. Radiogramas das articulações afetadas evidenciam aumento de partes moles sem erosões. Ecocardiografia normal. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Compartilhar