Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?

A
Bradicardia e sopro diastólico em foco aórtico.
B
Bradicardia e sopro sistólico em foco aórtico.
C
Taquicardia e sopro diastólico em foco aórtico.
D
Taquicardia e sopro sistólico em foco mitral.
E
Bradicardia e sopro diastólico em foco mitral.
O município de Fortaleza apresentou nos últimos anos (2005 e 2006) uma média de 13.000 casos de dengue de todas as formas (com uma média de 120 casos de dengue hemorrágico e de 10 mortes por dengue). Em uma sessão científica em sua unidade básica de saúde da família, está havendo uma discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo das formas graves de dengue. Qual dos conjuntos de sinais abaixo seria indicador de alerta para formas graves de dengue?
Qual das afecções abaixo é considerada a emergência gastrointestinal mais comum do período neonatal?
Assinale a alternativa correta, em relação à asma:
Lactente de 12 meses, sexo masculino, apresenta subitamente hemartrose de joelho esquerdo. Pais negam febre, estado geral excelente e não há outras alterações ao exame físico. Qual exame complementar pode auxiliar no diagnóstico?
Compartilhar