Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Menina com dois meses e meio de idade apresenta icterícia desde o primeiro dia de vida, acompanhada de acolia fecal e colúria desde o 10º dia de vida. Ao exame: BEG, peso e estatura adequados para a idade, afebril, icterícia de pele e conjuntivas +++/++++, fígado palpável a 5 cm de rebordo costal direito, na linha hemiclavicular direita de superfície irregular, bordo rombo, consistência dura e baço palpável a dois centímetros do rebordo costal esquerdo e consistência aumentada. Exames laboratoriais: AST = 250 UI/L (14 a 36 UI/L); ALT = 185 UI/L (9 a 52 UI/l); FA = 600 UI/l (145-320 UI/L); ? GT = 1 200 UI/L (12 a 43 UI/L); US: não visualizada vesícula biliar; biópsia hepática: fibrose portal com pontes porta-porta delimitando nódulos; proliferação ductal e trombos biliares nos ductos interlobulares. O diagnóstico é de:

A
hepatite congênita.
B
atresia biliar.
C
cisto de colédoco.
D
estenose do colédoco.
E
galactosemia.
Apesar de ocorrerem em zonas anatômicas distintas, hiperplasia de próstata e câncer de próstata possuem algumas características comuns. Considere as propostas abaixo. I - Faixa etária de acometimento; II - Dependência de androgênios para proliferação celular; III - História familiar como fator de risco. Quais delas são comuns às duas patologias?
Mãe refere que seu filho de 10 meses está com um desvio do olho direito para dentro nas últimas semanas, e mostra uma foto dele onde nota-se o brilho do olho direito parecendo um "olho de gato". Qual a conduta mais apropriada?
A causa mais comum de sangramentos em crianças é:
Paciente, sexo feminino, 58 anos, pele negra, fumante, sobrepeso, com histórico de vertigem posicional benigna, apresenta-se ao Pronto Socorro referindo "tontura", perda de sentido espacial, zumbido, perda auditiva leve e dores na região os ouvidos, pescoço e laringe. Refere outros episódios como o de hoje, mas nunca com essa intensidade. Abandonou o tratamento medicamentoso ministrado anteriormente por falta de recursos. No exame neurológico, o limiar para condução aérea e óssea da vibração de 256 Hz de um diapasão está aumentado no lado esquerdo. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar