Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menina de 13 anos de idade ainda não teve menarca e está preocupada em saber se irá crescer mais. Ao exame encontrava-se com estadiamento puberal M3P3. Sabe-se que, com a menarca, o crescimento:

A
é interrompido
B
continua com a mesma intensidade
C
pode aumentar de 6 a 8 centímetros
D
é interrompido quando atingir o estádio M4P4
Criança 2 anos de idade, com retardo psicomotor (não anda, fala mal), prisão de ventre constante, hérnia inguinal, fácies inexpressivas, com protrusão de língua, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera.
É a principal causa de abdome agudo na gravidez:
Helen, seis meses, é internada por causa de uma fratura de fêmur. Tem tíbia e fêmur arqueados, macrocefalia e escleras azuladas. O diagnóstico mais provável de Helen é:
Maria, 35 anos, gesta III/II, II partos normais, foi trazida pelos vizinhos para maternidade apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. Ao examinar a paciente você verificou pressão arterial de 180x120 mmHg, edema de membros inferiores, fundo uterino de 36 cm, BCF 120 bpm, colo posterior e fechado. Um vizinho informa que a mesma não faz pré-natal e faz uso irregular de medicação anti-hipertensiva. A conduta adequada para Maria, neste momento, é:
Compartilhar