Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menina de 13 anos de idade ainda não teve menarca e está preocupada em saber se irá crescer mais. Ao exame encontrava-se com estadiamento puberal M3P3. Sabe-se que, com a menarca, o crescimento:

A
é interrompido
B
continua com a mesma intensidade
C
pode aumentar de 6 a 8 centímetros
D
é interrompido quando atingir o estádio M4P4
Menina de 3 anos de idade é levada ao serviço de emergência devido à prolapso retal e anemia. O agente etiológico relacionado a este quadro é:
Ana Lúcia comparece ao Ambulatório de Alto Risco da Universidade Federal de Juiz de Fora com 28 semanas de gestação. Não apresenta queixas, relata boa movimentação fetal e nega perda de sangue e de líquido amniótico pela genitália. A rotina (propedêutica) de primeiro trimestre foi realizada com 10 semanas e não mostrou anormalidades. Na consulta atual, a gestante trouxe os seguintes resultados da propedêutica solicitada no segundo trimestre: hemoglobina = 12,2 g/dl; hematócrito = 37,2%; leucometria = 8900/mm3; glicemia de jejum = 110 mg/dl; TS-50 g (50 g de dextrosol; 1 hora de duração) = 157 mg/dl; VDRL = não reator; EAS e urocultura = normais. Considerando os resultados destes exames, pode-se afirmar que:
Mulher, 33 anos, apresenta lesão cutânea discrômica na panturrilha esquerda. Submetida à biópsia excisional que demonstrou melanoma Clark II, Breslow 0,69 mm, ulcerado, com áreas de regressão. Exame físico: linfonodos não palpáveis e ausência de visceromegalias. Os exames necessários para o estadiamento e a conduta são:
É uma característica do líquor típico na neurotuberculose:
Compartilhar