Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Menina de 17 anos, procura mastologista por nódulo palpável em mama direita com cerca de 15 mm. Preocupada em virtude da avó ter falecido por câncer de mama aos 67 anos. A rotina propedêutica para essa jovem consiste em:

A
biópsia excisional do nódulo em virtude do antecedente familiar.
B
solicitar mamografia e ultrassom das mamas.
C
orientar seguimento semestral com médico e auto-palpação mensalmente.
D
solicitar ultrassom das mamas para definir a natureza do nódulo.
E
sendo nódulo sólido, em virtude da paciente ter risco familiar para câncer de mama, prescrever quimioprevenção com tamoxifeno.
Escolar de 9 anos apresenta tosse produtiva há 4 semanas. Refere ter apresentado astenia, febre baixa e coriza nos primeiros 2 dias. Evoluiu com otalgia no terceiro dia e foi medicado com Amoxicilina por 7 dias com melhora, porém a tosse persistiu e se tornou coqueluchoide. Nega febre, coriza nas últimas semanas. Ao exame: BEG, corado, eupneico, afebril, com roncos e ESC em bases. RX de tórax com padrão broncopneumonico na base D. O provável agente etiológico e tratamento são:
Índice de mallampati estratifica a dificuldade da entubação traqueal, sua classificação está relacionada com:
Varizes esofagianas são dilatações das veias da submucosa esofágica e, quando rotas, causam hemorragias digestivas muito graves. Neste contexto, analise as informações a seguir e assinale a correta.
A conduta na retenção da placenta no secundamento com hemorragia copiosa é a:
Compartilhar