Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Menina de 17 anos, procura mastologista por nódulo palpável em mama direita com cerca de 15 mm. Preocupada em virtude da avó ter falecido por câncer de mama aos 67 anos. A rotina propedêutica para essa jovem consiste em:

A
biópsia excisional do nódulo em virtude do antecedente familiar.
B
solicitar mamografia e ultrassom das mamas.
C
orientar seguimento semestral com médico e auto-palpação mensalmente.
D
solicitar ultrassom das mamas para definir a natureza do nódulo.
E
sendo nódulo sólido, em virtude da paciente ter risco familiar para câncer de mama, prescrever quimioprevenção com tamoxifeno.
São manifestações comuns em glomerulonefrite proliferativa difusa, EXCETO:
A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:
Durante plantão obstétrico, primigesta com idade gestacional cronológica de 39 semanas e 3 dias, idade ecográfica de 38 semanas +/- 1 semana, refere perda de líquido via vaginal há 6 horas. O exame especular não confirmou o diagnóstico de amniorrexe prematura. Em relação à confirmação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Ao avaliarmos a audiometria tonal aérea de um trabalhador, poderemos considerá-la como sugestiva de perda auditiva induzida por ruído quando encontramos:
Compartilhar