Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Menina de 17 anos, procura mastologista por nódulo palpável em mama direita com cerca de 15 mm. Preocupada em virtude da avó ter falecido por câncer de mama aos 67 anos. A rotina propedêutica para essa jovem consiste em:

A
biópsia excisional do nódulo em virtude do antecedente familiar.
B
solicitar mamografia e ultrassom das mamas.
C
orientar seguimento semestral com médico e auto-palpação mensalmente.
D
solicitar ultrassom das mamas para definir a natureza do nódulo.
E
sendo nódulo sólido, em virtude da paciente ter risco familiar para câncer de mama, prescrever quimioprevenção com tamoxifeno.
Homem de 35 anos, auxiliar geral, refere há 5 dias dor na região lombar baixa, sem irradiação que piora com a movimentação da coluna e que melhora com o repouso. Nega trauma local e outras queixas. A dor é considerada de média intensidade, melhorando com o uso de analgésicos e relaxantes musculares. Ao exame físico, há dor na região lombar baixa, à flexão e extensão máxima da coluna. Qual exame subsidiário você solicitaria para este caso?
Criança com 5 anos de idade, irmão de paciente com Tuberculose pulmonar bacilífera, foi ao Posto de Saúde para exame de comunicante. A criança não foi vacinada com BCG. Não apresentava queixas gerais ou respiratórias. O exame físico estava sem alterações. PPD: 11 mm. A Radiografia de tórax mostrou um nódulo calcificado de 6 mm no terço médio do pulmão direito. Qual a conduta?
Atualmente, a denominação de úlcera de Marjolin é usada quando neoplasias malignas se desenvolvem sobre úlceras, fístulas e cicatrizes de diversas etiologias e é caracterizada anatomopatologicamente como:
O tratamento cirúrgico da doença hemorroidária é um procedimento doloroso e muitos estudos têm sido realizados e propostos para diminuir esta sintomatologia. Segundo as Diretrizes Médicas da Associação Médica Brasileira, o estudo experimental ou observacional de melhor consistência, que tem demonstrado menor quantidade de medicação analgésica no pós-operatório, promove uma cicatrização mais rápida da ferida operatória e permite um retorno mais precoce às atividades laborativas é a:
Compartilhar