Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Menina de 17 anos, procura mastologista por nódulo palpável em mama direita com cerca de 15 mm. Preocupada em virtude da avó ter falecido por câncer de mama aos 67 anos. A rotina propedêutica para essa jovem consiste em:

A
biópsia excisional do nódulo em virtude do antecedente familiar.
B
solicitar mamografia e ultrassom das mamas.
C
orientar seguimento semestral com médico e auto-palpação mensalmente.
D
solicitar ultrassom das mamas para definir a natureza do nódulo.
E
sendo nódulo sólido, em virtude da paciente ter risco familiar para câncer de mama, prescrever quimioprevenção com tamoxifeno.
Na faixa etária pediátrica, qual das seguintes doenças tem diagnóstico clínico e indicação de tratamento cirúrgico mais evidentes, sem necessidade de exames complementares pré-operatórios na maioria dos casos?
Os critérios clínicos avaliados no recém-nascido após os passos iniciais na sala de parto são:
Com relação à secreção biliar:
Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos artério-venosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. Quanto ao tratamento desse paciente, a meta deve ser:
Compartilhar