Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Menina de 3 anos de idade é levada ao serviço de emergência devido à prolapso retal e anemia. O agente etiológico relacionado a este quadro é:

A
Ascaris lumbricoides.
B
Trichuris trichiura.
C
Enterobius vermicularis.
D
Ancilostoma duodenale.
Em nutrição parenteral total há dois meses, em virtude de graves complicações de cirurgia de Hartmann por câncer de reto com obstrução intestinal, um engenheiro agrônomo vem tendo intolerância à glicose sem justificativa aparente. Na hipótese de haver um distúrbio no metabolismo de oligoelementos, como aventado em reunião da equipe cirúrgica, a causa mais provável deve ser uma deficiência de:
Um lactente com seis meses de idade é conduzido à Unidade Básica de Saúde da sua comunidade por apresentar febre há seis dias, com temperatura corporal variando no período de 24 horas entre 38,6°C e 39,5°C, acompanhada de tremores de frio. A cuidadora refere estar usando dipirona e paracetamol de forma alternada durante os picos febris. Após anamnese e exame físico minucioso, não se encontrou nenhuma anormalidade. Considerando o quadro clínico apresentado, julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O quadro pode ser caracterizado como febre de origem indeterminada, na qual estudos na faixa etária pediátrica demonstram as causas infecciosas como principal etiologia. ( ) Hemograma, Velocidade de Hemossedimentação (VHS), proteína C reativa, sumário de urina e urocultura são exames complementares indicados na investigação do quadro febril. ( ) No que se refere à evolução, a febre descrita acima é considerada contínua por expressar variação entre a temperatura máxima e mínima nas 24h inferior a 1°C. ( ) O uso associado de dois antipiréticos está indicado neste caso, sendo justificado por tratar-se de febre sem foco aparente com temperaturas que atingem 39,5°C associada a tremores de frio, compreendidos como sinais de alerta em lactentes com febre. ( ) A hemocultura deve ser considerada para investigação de bacteremia oculta. A sequência correta é:
Assinale a afirmativa CORRETA em relação ao cisto pilonidal:
A doença de Wilson advém de um erro inato do metabolismo, cuja principal consequência é o acúmulo de quantidades tóxicas de um determinado metal no fígado, cérebro, córnea e rins. A doença tem sido descrita em todas as raças, sendo particularmente mais comum em japoneses e judeus e nos povos com alto grau de consanguinidade. A herança é autossômica recessiva e sua prevalência é de 1:30.000 nascidos vivos. A que metal o texto se refere?
Compartilhar