Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Menina de 6 anos apresenta desde os 2 anos lesões eritemato-descamativas na região das pregas cubitais e poplíteas, com prurido intenso. Apresenta ainda xerose, manchas hipocrômicas na face, fissura infra-lobular e dupla prega palpebral. Acerca desse quadro clínico, é correto afirmar:

A
O diagnóstico é dermatite seborreica.
B
O diagnóstico é psoríase que pode ser confirmado pelo sinal da vela e o sinal de Auspitz nas lesões.
C
O diagnóstico é Tinea corporis que pode ser confirmado com micológico direto e cultura para fungos.
D
O diagnóstico é dermatite de contato e o teste de contato pode determinar o agente desencadeante.
E
O diagnóstico é dermatite atópica que pode estar associada a rinite ou asma.
Os sinais de Tinel e de Phalen são encontrados na:
Uma paciente de 35 anos é levada ao pronto-socorro em busca de um cirurgião. Conta que foi submetida a colecistectomia laparoscópica há 8 dias. Está prostrada e ictérica ++, queixando-se de dor em hipocôndrio direito, febre alta, náuseas e vômitos, há 2 dias. A ultrassonografia de abdome mostra a presença de moderada quantidade de líquido em ambos os espaços subfrênicos e no espaço de Morrison, além de discreta dilatação de vias biliares intra-hepáticas. Melhor conduta:
Um homem de 42 anos, com história de pirose retroesternal e regurgitação, fez endoscopia digestiva alta que evidenciou esofagite distal, classe B de Los Angeles. O teste da urease confirmou a presença de H. pylori. Neste paciente, a erradicação do H. pylori:
Mulher de 24 anos, gestante de aproximadamente 08 semanas, procura orientação médica, referindo dores musculares, febre e cefaléia há 24 horas. Refere que há cerca de 2 semanas teve sua casa invadida por enchente, e manteve íntimo contato com as águas. Dentre as assertivas abaixo, assinale a incorreta:
Compartilhar