Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Menina de 8 anos, acompanhada da mãe, é atendida na unidade de saúde com as seguintes queixas: náuseas, astenia importante e dor abdominal. A mãe referiu que sua filha apresentou vários episódios de enurese noturna na última semana e emagreceu 2 kg nesse período. O exame físico revelou uma criança com olhos encovados, respiração profunda, com hipotensão ortostática, taquicardia e turgor de pele diminuído. O médico de plantão, pensando na hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética, solicitou alguns exames de emergência. Assinale o conjunto de exames congruente com esse quadro clínico.

A
Glicemia normal, pCO2 normal, leucocitose, US abdominal anormal
B
Hipoglicemia, pCO2 normal, hipopotassemia, cetonúria ++++.
C
Hiperglicemia, pCO2 diminuído, hipopotassemia, cetonúria ++++.
D
Glicemia normal, pCO2 normal, hipernatremia, cetonúria negativa.
E
Glicemia normal, pCO2 aumentado, creatinina normal, RX de tórax alterado.
Criança de 3 anos é trazida para atendimento por ser contato de adulto tuberculoso. Sua mãe está com tuberculose pulmonar bacilífera em tratamento com esquema I do Ministério da Saúde há um mês. A criança apresenta-se assintomática, com raio-X de tórax normal e prova tuberculínica (PPD) de 3 mm. A conduta mais adequada a ser tomada com essa criança é:
Pré-escolar, 4 anos, é trazida ao pronto-socorro com quadro de amigdalite purulenta, seguida de exantema e recebe o diagnóstico de escarlatina. Todos os sinais abaixo podem fazer parte do quadro, EXCETO:
Na dúvida, o adenocarcinoma da próstata pode ser melhor estadiado através de:
Paciente de 18 anos procura ginecologista referindo ciclos menstruais de 2 em 2 meses, hirsutismo discreto na face e mastalgia. O exame ginecológico pélvico se encontra normal. Dosagens de gonadotrofinas hipofisárias apresentam-se aumentadas. Ultrassonografia mostra ovários discretamente aumentados com presença de inúmeros cistos em sua superfície. Em relação ao provável tratamento desta paciente, qual das drogas abaixo não é utilizada?
Compartilhar