Menina de 8 anos, acompanhada da mãe, é atendida na unidade de saúde com as seguintes queixas: náuseas, astenia importante e dor abdominal. A mãe referiu que sua filha apresentou vários episódios de enurese noturna na última semana e emagreceu 2 kg nesse período. O exame físico revelou uma criança com olhos encovados, respiração profunda, com hipotensão ortostática, taquicardia e turgor de pele diminuído. O médico de plantão, pensando na hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética, solicitou alguns exames de emergência. Assinale o conjunto de exames congruente com esse quadro clínico.
A
Glicemia normal, pCO2 normal, leucocitose, US abdominal anormal
Glicemia normal, pCO2 aumentado, creatinina normal, RX de tórax alterado.
Outras questões
Uma menina de 2 meses de idade apresenta desde o nascimento epífora de ambos os olhos, exsudato mucopurulento abundante principalmente ao acordar. A mãe se queixa de estar sempre limpando os olhos da criança e que está sendo pressionada pelas avós pela manutenção até então do problema. Ao exame ocular, encontramos crosta amarelada bilateral em pálpebras inferiores, conjuntivas sadias e sem hiperemia, movimentação ocular extrínseca e intrínseca preservadas. Qual o provável diagnóstico da criança?
Um récem-nascido que sofreu asfixia perinatal apresenta hematúria macroscópica, aumento do rim esquerdo, anemia microangiopática e trombocitopenia. Qual o provável diagnóstico?
Adulto jovem, masculino, apresentando tumor cístico cervical mediano abaixo do osso hioide. Ao exame físico manobra de Sistrunk positiva. Qual o principal diagnóstico etiológico?
Paciente submetido à gastrectomia total com linfadenectomia a D2 para o tratamento de adenocarcinoma do tipo difuso de Lauren, localizado no corpo gástrico. Apresentou no primeiro dia de pós-operatório, febre de 38ºC. Ao exame, FR: 22 irpm, FC: 100 bpm, PA: 130 x 70 mmHg, MV diminuído difusamente. Queixava-se de dor no andar superior do abdome que piorava à palpação. Em relação a este caso, qual das condutas abaixo é a mais adequada?