Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Cirurgia Geral

Menina de 8 meses é levada pela mãe ao posto médico do bairro onde reside, por estar apresentando coriza leve há 2 dias. A mãe nega hipertermia. Examinando o registro de imunizações da paciente, constatou-se que não foram efetuadas a terceira dose da vacina tetravalente e a segunda dose da vacina contra Rotavírus. Qual deve ser a atitude do médico em função desse achado?

A
Encaminhar a menina à sala de vacinações do posto médico para receber somente a 3ª dose da tetravalente, logo após a consulta.
B
Encaminhar a menina para receber as duas vacinas, atualizando sua carteira de imunizações, logo após a consulta.
C
Reagendar a aplicação de ambas as vacinas para 15 dias após.
D
Encaminhar a menina à sala de vacinações para receber somente a 2ª (e última) dose da vacina contra Rotavírus, explicando à mãe que, da tetravalente, serão ainda realizadas mais duas doses, aos 15 meses e entre os 2 e 4 anos de idade.
E
Solicitar que traga a menina para ser imunizada contra o Rotavírus, tão logo esteja sem coriza.
Um lactente de10 meses de idade senta-se sozinho sem apoio, faz movimentos de pinça com o polegar e o indicador, responde ao som do nome, mas, segundo a mãe, ainda não anda com apoio, apenas fica de pé. A conduta mais adequada é:
De acordo com a definição do PALS, choque compensado é aquele que:
A.S.D., 55 anos, sexo feminino, queixa-se de desconforto em membros inferiores, com sensação de peso, queimação e prurido cutâneo. Os sintomas são exacerbados no período vespertino e/ou após longo período em posição ortostática. Refere hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. Apresenta índice de massa corporal de 34 kg/m². Ao exame dos membros inferiores, notam-se diversas veias reticulares e telangectasias em região poplítea e coxa, bilateralmente. A respeito desse caso, é correto afirmar:
Uma criança de 3 anos de idade foi trazida ao pronto-socorro infantil, pois ao chorar, mãe percebeu que seu olho direito não ocluía completamente e a rima labial desviava para esquerda. Ao exame de otoscopia, apresentava abaulamento e hiperemia de membrana timpânica direita. Qual a conduta mais adequada para esse caso, além dos cuidados oculares:
Compartilhar