Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Cirurgia Geral

Menina de 8 meses é levada pela mãe ao posto médico do bairro onde reside, por estar apresentando coriza leve há 2 dias. A mãe nega hipertermia. Examinando o registro de imunizações da paciente, constatou-se que não foram efetuadas a terceira dose da vacina tetravalente e a segunda dose da vacina contra Rotavírus. Qual deve ser a atitude do médico em função desse achado?

A
Encaminhar a menina à sala de vacinações do posto médico para receber somente a 3ª dose da tetravalente, logo após a consulta.
B
Encaminhar a menina para receber as duas vacinas, atualizando sua carteira de imunizações, logo após a consulta.
C
Reagendar a aplicação de ambas as vacinas para 15 dias após.
D
Encaminhar a menina à sala de vacinações para receber somente a 2ª (e última) dose da vacina contra Rotavírus, explicando à mãe que, da tetravalente, serão ainda realizadas mais duas doses, aos 15 meses e entre os 2 e 4 anos de idade.
E
Solicitar que traga a menina para ser imunizada contra o Rotavírus, tão logo esteja sem coriza.
Com relação ao uso de inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, assinale a alternativa INCORRETA:
Das malformações cervicais apresentadas a seguir, assinale a alternativa contendo aquela que mantém relações com a intimidade do osso hioide.
Um idoso, até então assintomático, realiza uretrocistoscopia na investigação de episódio único de hematúria macroscópica. Seis semanas após retorna à consulta, agora referindo febre baixa e dor em região dorsal, com sensibilidade pronunciada a digito pressão da 12ª vértebra dorsal. RX simples evidencia apenas redução do espaço discal entre T12 e L1. Urocultura estéril. VHS 40 mm na 1ª h., Hb 11,8 g%, com hemácias normocíticas e normocrômicas. Indique a opção diagnóstica mais provável.
Masculino, 42 anos, alcoolismo pesado, queixa de diarreia, apresentando lesões de pele eritematobolhosas, exsudativas, com extensas áreas erosadas e bordos confluentes, pescoço e dorso dos braços e mãos, fotossensíveis. Diante desse quadro, foi diagnosticada qual deficiência vitamínica?
Compartilhar