Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Menina de quatro anos de idade é atendida no setor de emergência com quadro de tosse seca, febre alta intermitente há três dias, diminuição do apetite, dor abdominal e perda de peso. Ao exame apresenta Temperatura axilar de 38,7°C, Frequência Respiratória de 48irpm/min, retração intercostal, Murmúrio vesicular diminuído à direita com presença de estertores crepitantes e ausência de sibilos. Laboratório: leucograma com 22.000 leucócitos com desvio para a esquerda e Raios-X de tórax com condensação em lobo superior direito. O agente etiológico mais provavelmente relacionado ao quadro seria:

A
Mycoplasma pneumoniae;
B
Adenovírus;
C
Staphilococcus aureus;
D
Estreptococcus pneumoniae.
A tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita cianótica que faz manifestação clínica na infância. Como se classifica esta anomalia?
Com relação à febre é CORRETO dizer:
O tabagismo é a causa evitável mais comum de morte e doença. Um terço dos indivíduos que experimentam nicotina fica dependente e apenas 3% conseguem deixar espontaneamente de fumar. Nesse cenário, existem medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da dependência do tabaco. Assinale a alternativa que contém os principais medicamentos utilizados para esse fim.
Paciente alcoolista crônico desenvolveu quadro de vômitos, sudorese e desidratação. Após o diagnóstico de pancreatite aguda, desenvolveu confusão e taquipneia. Qual dos sintomas tem maior especificidade para o diagnóstico de abstinência alcoólica?
Compartilhar