Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Menina de quatro anos de idade é atendida no setor de emergência com quadro de tosse seca, febre alta intermitente há três dias, diminuição do apetite, dor abdominal e perda de peso. Ao exame apresenta Temperatura axilar de 38,7°C, Frequência Respiratória de 48irpm/min, retração intercostal, Murmúrio vesicular diminuído à direita com presença de estertores crepitantes e ausência de sibilos. Laboratório: leucograma com 22.000 leucócitos com desvio para a esquerda e Raios-X de tórax com condensação em lobo superior direito. O agente etiológico mais provavelmente relacionado ao quadro seria:

A
Mycoplasma pneumoniae;
B
Adenovírus;
C
Staphilococcus aureus;
D
Estreptococcus pneumoniae.
São critérios diagnósticos para distúrbio autista: I - Falta de reciprocidade social ou emocional; II - Falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, não compensada por outros meios (apontar, usar mímica); III - Preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados; IV - Preocupação persistente com partes de objetos.
Que alteração é frequentemente encontrada no exame de fundo de olho em paciente com pré-eclâmpsia?
Adolescente 13 anos, sexo feminino vem à consulta por baixa estatura. Nasceu de parto normal a termo, com 2.800 g e 47 cm. Alimentação adequada e bom rendimento escolar. Mãe teve menarca aos 14 anos, tem 1,63 m e pai tem 1,76 m de estatura. Paciente apresenta peso e estatura abaixo do percentil 3 (entre -2 e -3 desvios-padrão). Assinale a alternativa CORRETA:
Com relação ao tratamento da dor oncológica, qual afirmação a seguir é INCORRETA:
Compartilhar