Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Menina de quatro anos de idade é atendida no setor de emergência com quadro de tosse seca, febre alta intermitente há três dias, diminuição do apetite, dor abdominal e perda de peso. Ao exame apresenta Temperatura axilar de 38,7°C, Frequência Respiratória de 48irpm/min, retração intercostal, Murmúrio vesicular diminuído à direita com presença de estertores crepitantes e ausência de sibilos. Laboratório: leucograma com 22.000 leucócitos com desvio para a esquerda e Raios-X de tórax com condensação em lobo superior direito. O agente etiológico mais provavelmente relacionado ao quadro seria:

A
Mycoplasma pneumoniae;
B
Adenovírus;
C
Staphilococcus aureus;
D
Estreptococcus pneumoniae.
Homem, 25 anos, no 60° dia pós-operatório de herniorrafia inguinal à direita pela técnica de Lichtenstein, apresenta discreta parestesia em pube e face interna da coxa direita, bem como dor tipo queimação na projeção do ligamento inguinal desde a crista ilíaca anterosuperior, sugestiva de encarceramento neural. Qual é a conduta IMEDIATA MAIS apropriada?
Qual a importância da presença de dilatação do ducto de Wirsung em um paciente portador de pancreatite crônica com indicação de cirurgia devido a dor não controlada satisfatoriamente com tratamento clínico?
Homem, 20 anos, vítima de atropelamento, com fratura grave de pelve e choque grau IV, foi submetido à laparotomia exploradora (negativa) e fixação externa da bacia. Foi admitido na UTI 3 horas após o acidente, intubado, sedado e sob ventilação mecânica, apresentando PA 100 X 60, pulso 120 bpm, diurese 50 ml e abdome tenso, tendo recebido transfusão de 4 concentrados de hemácias e infusão de 3.000 ml de SF 0,9%. Tendo em vista uma provável síndrome compartimental abdominal, assinale a conduta MAIS adequada:
Paciente de 28 anos, nulípara, apresenta diagnóstico histopatológico de NIC lll, obtido através de biópsia colpodirigida. A melhor conduta a ser tomada é:
Compartilhar