Menina de três anos com artrite crônica em joelho direito, recebeu o diagnóstico de artrite idiopática juvenil (ou artrite reumatoide juvenil) na forma oligoarticular. O hemograma era normal, proteína-C reativa de 0,3 g/dl (normal até 0,6 g/dl), fator reumatoide negativo e anticorpo antinuclear positivo (título > 320, com padrão homogêneo). Baseado nos dados clínicos e laboratoriais desta paciente, a principal manifestação extra-articular esperada é o acometimento:
A
renal.
B
ocular.
C
cardíaco.
D
pulmonar.
Outras questões
Paciente de 52 anos, hipertenso e diabético apresenta dois dias de evolução de vertigem de início súbito sem relação com mobilização, associada à diplopia. Foi realizada a manobra de Dix-Halpike que evidenciou nistagmo sem latência e não fatigável. Considerando a hipótese diagnóstica principal, o exame complementar mais indicado é:
Paciente de 26 anos de idade é admitido na unidade de terapia intensiva em pós-operatório de excisão transesfenoidal de tumor de hipófise. Evolui no pós-operatório imediato com polidipsia e poliúria. Neste momento a glicemia capilar foi de 152 mg/dl. Levando em consideração a hipótese diagnóstica principal, o tratamento seria:
Paciente masculino, 75 anos, vem à consulta eletiva com quadro de urgência miccional e nictúria. Ao toque retal a próstata mostra-se endurecida e aumentada de volume. Assinale a alternativa que contenha o provável diagnóstico e o exame mais adequado para sua confirmação.
AMJ, 52 anos, branca, é atendida em ambulatório de Clínica Médica, devido ser portadora de varizes nos MMII (CEAP IV). Pulsos normais. Qual a melhor orientação? I) Realizar tratamento clínico (meia elástica e flebotônico). II) Encaminhar para ambulatório vascular. III) Marcar retorno para acompanhamento. IV) Solicitar ecodoppler.V) Fazer escleroterapia. Marque a sequência correta: