Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Menina de três anos com artrite crônica em joelho direito, recebeu o diagnóstico de artrite idiopática juvenil (ou artrite reumatoide juvenil) na forma oligoarticular. O hemograma era normal, proteína-C reativa de 0,3 g/dl (normal até 0,6 g/dl), fator reumatoide negativo e anticorpo antinuclear positivo (título > 320, com padrão homogêneo). Baseado nos dados clínicos e laboratoriais desta paciente, a principal manifestação extra-articular esperada é o acometimento:

A
renal.
B
ocular.
C
cardíaco.
D
pulmonar.
Nas fraturas supra condilianas do úmero, pode ocorrer como complicação, uma lesão nervosa. Qual o nervo que é o mais comumente acometido nesse tipo de complicação?
Na hérnia inguinal da criança, é correto afirmar que:
Paciente dá entrada no PS em PCR. No atendimento, segundo as diretrizes atuais, preconiza-se uma proporção entre massagem cardíaca e ventilação durante o atendimento de uma PCR num indivíduo adulto de:
Atualmente, o tabagismo é considerado um problema de saúde pública, em razão da alta prevalência de fumantes e da mortalidade decorrentes das doenças relacionadas ao tabaco. A previsão para o ano de 2020 é ocorrerem no mundo, 10 milhões de óbitos, sendo 7 milhões nos países em desenvolvimento. É esperado do profissional médico o conhecimento das drogas para cessar o tabagismo, suas indicações e contraindicações. Pergunta-se: Qual é a contraindicação absoluta para o uso da droga correspondente?
Compartilhar