Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Dermatologia

Pediatria Geral

Dermatologia

Meningite na infância é um diagnóstico frequente dentro das doenças febris agudas e os sinais meníngeos clássicos nem sempre estão presentes. Com a decisão da punção lombar para realização da análise do liquor, o médico se depara com a interpretação deste, que também nem sempre é clássica e por vezes exige combinação de dados clínicos e laboratoriais. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Em relação à classificação de Nyhus, marque a alternativa errada:
Ricardo de 25 anos sofreu ferimento por arma branca na zona II da região cervical. Ao exame apresentava disfonia, enfisema subcutâneo e sangramento importante. Qual a conduta preconizada?
Paciente adulto submetido a cirurgia torácica desenvolve fístula broncopleural no pós-operatório. O que deve ser evitado na ventilação mecânica para não perpetuar e até mesmo piorar a fístula?
Um paciente do sexo masculino, 75 anos de idade, previamente hígido, dá entrada no serviço de emergência do hospital. Está com dor abdominal tipo cólica, distensão abdominal marcante, ruídos intestinais metálicos, desidratado e com dor à palpação superficial de todo o abdome. Apresentou dois episódios de vômitos volumosos de odor fecaloide e relata que não evacua nem elimina gases há 3 dias. Nega cirurgias prévias. O exame radiológico de rotina mostra distensão das alças intestinais com múltiplos níveis hidroaéreos, sinais de “empilhamento de moedas” e haustrações intestinais visíveis, sem ar no reto. Das seguintes qual seria a causa MAIS PROVÁVEL para este quadro de obstrução intestinal?
Compartilhar