Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menino, 13 anos de idade, vem à consulta porque se acha baixo e pouco desenvolvido para sua idade. A história alimentar é satisfatória. Mãe mede 160 cm, pai é falecido com altura desconhecida. Ao exame: bom estado geral, hidratado, tireoide palpável, de tamanho e consistência normais, ausculta cardíaca e pulmonar normais, assim como o exame do abdome. Temperatura axilar = 36,8°C; PA = 110 X 70 mmHg; estadiamento puberal de Tanner: P1G2. Encontra-se no percentil 10 da curva de altura para idade e entre os percentis 5 e 10 da curva de peso para idade. A conduta mais adequada nesse caso é:

A
solicitar radiografia de mão, punho e crânio e marcar retorno para três meses para avaliar velocidade de crescimento.
B
solicitar radiografia de mão, punho e crânio, testes para avaliação da função tireoidiana e de hormônio do crescimento e avaliar intervalo do retorno para verificar os resultados dos exames.
C
não solicitar exames nesta consulta e marcar retorno em 2 meses para avaliação da velocidade de crescimento.
D
não solicitar exames nesta consulta e marcar retorno em 6 meses para acompanhar crescimento e desenvolvimento.
Um menino com 1 ano e 3 meses de vida apresenta diarreia e irritabilidade, além de queda nos percentis de curvas de peso e estatura. A suspeita é de enteropatia glúten induzida. Pode-se afirmar que, nesta doença:
Em relação aos aneurismas de aorta, é correto afirmar:
Após um episódio de crise convulsiva febril, o risco para epilepsia subsequente pode ser estimado pela análise de vários fatores. Assinale a alternativa correta.
Lactente de 12 meses de idade vai à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Compartilhar