Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menino, 13 anos de idade, refere ganho de peso excessivo nos últimos 6 meses. Nega queixas respiratórias e urinárias. Dorme cedo e é “preguiçoso” para levantar de manhã. Evacua a cada dois dias, fezes marrons, endurecidas, ocasionalmente faz esforço para evacuar. Não toma café da manhã, não consome verduras e frutas, somente arroz e feijão em grande quantidade, carne (2 a 3 bifes médios) e dois copos de refrigerante no almoço e jantar; salgadinhos fritos no recreio da escola. Frequenta escola pela manhã, tendo rendimento escolar regular. Joga futebol por 40 minutos, duas vezes por semana, na aula de educação física. Mãe e pai têm peso proporcionado para altura. É filho único. Ao exame: bom estado geral, hidratado, tireoide palpável, de tamanho e consistência normais; exame do tórax sem alterações; panículo adiposo bem desenvolvido na região abdominal, sem outras alterações. Apresenta estrias esbranquiçadas no tórax, abdome e dorso. T. Axilar = 36,8°C; PA = 110 x 70 mmHg; estadiamento puberal de Tanner: P2 e G3. Encontra-se no percentil 97 para altura, pouco acima do limite superior do canal familiar (que se encontra entre os percentis 5 e 95) e acima do percentil 97 para peso; índice de massa corporal e prega cutânea tricipital acima do percentil 95. Os exames subsidiários MAIS indicados neste caso são:

A
dosagem de glicemia de jejum; colesterol e frações, triglicérides.
B
radiografia de mão e punho esquerdos; dosagem de glicemia de jejum; colesterol e frações, triglicérides.
C
radiografia de mão e punho esquerdos; avaliação da função tireoidiana; dosagem de glicemia de jejum; colesterol e frações, triglicérides e cortisol.
D
não solicitar exames nesta consulta.
Em aproximadamente 15% das mulheres, o primeiro episódio de enxaqueca pode ocorrer durante a gestação. Assinale a afirmativa correta em relação à conduta a ser adotada nessa situação.
Ao avaliarmos a audiometria tonal aérea de um trabalhador, poderemos considerá-la como sugestiva de perda auditiva induzida por ruído quando encontramos:
Sobre os anestésicos voláteis, assinale a alternativa correta.
Com relação à doença de Crohn ileocólica, assinale a alternativa correta:
Compartilhar