Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

Ortopedia

Menino, 13 anos, obeso, apresenta dor no joelho direito e claudicação do membro inferior há 3 meses. O quadro piora aos esforços e, nas últimas semanas, se acompanha também de dor no quadril homolateral. Ao exame, há rotação externa e encurtamento do membro inferior direito. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Osteocondrite do côndilo medial do joelho.
B
Necrose asséptica da cabeça femural.
C
Displasia coxofemoral.
D
Epifisiólise proximal do fêmur.
E
Osteocondrite da tuberosidade tibial anterior.
Criança, 3 semanas de vida, nascida a termo, de parto cesárea sem intercorrências, apresenta vômitos não biliosos há cerca de 5 dias, com aumento progressivo em frequência. Ao exame físico, encontra-se desidratada e irritada. No abdome, o peristaltismo é visível no epigastro e palpa-se uma tumoração arredondada no hemiabdome direito, abaixo do fígado. Foi submetida a exames complementares, que evidenciaram hipopotassemia e hipocloridria. Na radiografia contrastada de abdome, evidenciou-se o “sinal do bico do seio”. Em relação a esse caso, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal hipótese diagnóstica.
Um paciente de 64 anos apresenta-se no pronto-socorro com quadro súbito de afasia e hemiplegia esquerda persistente há 2 horas. Negou cefaleia ou trauma recente. É hipertenso e dislipidêmico em tratamento. Na admissão, além do déficit neurológico, apresentava-se consciente, com PA: 150x90 mmHg. Coração com 88 bpm rítmico; sem sopros cardíacos ou carotídeos. A glicemia capilar era 90 m%. O ECG revelou ritmo sinusal com sobrecarga ventricular esquerda discreta. A conduta mais adequada a seguir é:
Nas obstruções intestinais altas a consequência imediata mais importante é:
O helicobacter pylori é um bastonete gram-negativo que se adaptou à mucosa gástrica. Reconhecidamente a infecção crônica por ele está associada às seguintes patologias, exceto:
Compartilhar