Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Menino, 2 anos, compareceu à emergência vomitando, após ter ingerido todo o vidro de suplemento de ferro. Pela quantidade ingerida, é estimado que ele tenha tomado cerca de 20 mg/kg de ferro elementar. Qual dos agentes quelantes deve ser administrado?

A
Mesilato de deferoxamina.
B
Ácido etilenodiamina tetracético.
C
Carvão ativado.
D
N-acetilcisteína.
E
D-penicilamina.
Manchas de Koplik, face esbofeteada, adenopatias occipitais dolorosas e crises convulsivas febris estão associados, respectivamente, com as seguintes doenças exantemáticas:
A técnica atual da cirurgia de catarata consiste em:
Analise as afirmações abaixo e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: Sobre a tentativa de suicídio: ( ) O uso de sais de lítio em pacientes com transtorno bipolar e transtorno depressivo maior recorrente não tem relação com os índices de tentativa de suicídio e riscos de suicídio. ( ) Visto que a ansiedade é fator significativo modificável para suicídio, ansiolíticos diminuem o risco de suicídio em pacientes Borderline. Sobre o transtorno afetivo bipolar: ( ) Sabe-se que o uso de valproato desloca drogas altamente ligadas a proteinas plasmáticas e seus sítios de ligação a proteinas. Ajustes de dosagens são necessários. ( ) Visto que o valproato não inibe o metabolismo da lamotrigina, ela deve ser iniciada com menos da metade da dose usual. Identifique a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Criança de três anos, previamente hígida, chega ao pronto atendimento pediátrico trazida pela mãe em crise convulsiva generalizada tônico-clônica, duração aproximada de sete minutos. Durante história clínica mãe refere que criança reclamava de dor de garganta com evolução de 01 dia e febre de 38°C, nega crises convulsivas prévias ou história familiar de epilepsia. Diante do caso, qual a conduta inicial indicada:
Compartilhar