Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Menino, 2 anos, compareceu à emergência vomitando, após ter ingerido todo o vidro de suplemento de ferro. Pela quantidade ingerida, é estimado que ele tenha tomado cerca de 20 mg/kg de ferro elementar. Qual dos agentes quelantes deve ser administrado?

A
Mesilato de deferoxamina.
B
Ácido etilenodiamina tetracético.
C
Carvão ativado.
D
N-acetilcisteína.
E
D-penicilamina.
Paciente com história de mancha hipercrômica ovalada que surge após o uso de analgésicos, desaparece gradualmente após a suspensão da medicação e recidiva no mesmo local após nova exposição à droga. Trata-se provavelmente de
Homem, 18 anos de idade, queixa-se de cefaleia frontal e dor em hemiface e região periorbital esquerda, iniciada há 10 dias, após resfriado. Faz uso há 04 dias de nimesulida. Mantém obstrução nasal acentuada à esquerda, halitose e febre diária e, há 24 horas, apresenta hiperemia e inchaço no olho esquerdo. Está em bom estado geral, com voz anasalada, temperatura 37,5°C e orofaringe com hiperemia difusa e secreção pós-nasal. Há edema e hiperemia palpebral à esquerda e dor a movimentação do olho esquerdo. Além do repouso, soro fisiológico nasal, manutenção do anti-inflamatório, a conduta, tipo de estudo por imagem dos seios da face e o diagnóstico, são:
Menina, de 10 anos, está na 4ª série. Os professores queixam-se que ela é distraída, inquieta e costuma faltar à escola. Ela consegue se concentrar apenas durante a primeira hora e gosta de atividades ao ar livre. Para fazer a lição de casa, leva horas, tem a ajuda da mãe, mas com frequentes conflitos. Durante a consulta médica, a menina é razoavelmente calma e focada. QI = 132. O quadro descrito é sugestivo de:
A rizartrose geralmente acompanha a:
Compartilhar