Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Menino, 2 anos, foi levado ao oftalmologista por desvio do olho direito. O exame revelou estrabismo com esotropia direita e substituição do reflexo vermelho por causa do reflexo pupilar branco-amarelado no olho direito. Não foi visualizado o fundo do olho. O diagnóstico mais provável é:

A
Retinite pigmentar.
B
Retinoblastoma.
C
Rabdomiossarcoma.
D
Miopia.
E
Ambliopia.
Constitui-se em critério para manter um paciente queimado internado:
Paciente, 58 anos de idade, apresenta ao toque retal, próstata aumentada de tamanho (40 g), superfície lisa, parenquimatosa, sulco mediano presente. A dosagem do PSA sérico total revelou níveis de 11,5 mg/ml em duas amostras diferentes. A conduta é:
Paciente, 64 anos de idade, com hemiparesia esquerda há 6 horas e tomografia computadorizada não evidenciando sinais de hemorragia cerebral. Quais os próximos passos na investigação diagnóstica?
Considere as afirmações abaixo sobre quimioprofilaxia para tuberculose em pacientes adultos HIV-positivos. I) Está indicada quando não há evidência de tuberculose ativa e a reação à prova tuberculínica é maior ou igual a 5 mm. II) Está indicada quando a radiografia de tórax é anormal, sugerindo cicatriz radiológica de tuberculose sem tratamento anterior, e a possibilidade de tuberculose ativa ter sido descartada. III) É feita com associação de isoniazida e rifampicina. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar