Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Menino, 2 anos, foi levado ao oftalmologista por desvio do olho direito. O exame revelou estrabismo com esotropia direita e substituição do reflexo vermelho por causa do reflexo pupilar branco-amarelado no olho direito. Não foi visualizado o fundo do olho. O diagnóstico mais provável é:

A
Retinite pigmentar.
B
Retinoblastoma.
C
Rabdomiossarcoma.
D
Miopia.
E
Ambliopia.
Paciente do sexo masculino, 28 anos, procura assistência médica ambulatorial em função de "olho vermelho". Ao exame ocular, apresenta hiperemia conjuntival bilateral associada à presença de copiosa quantidade de secreção ocular purulenta, que se mantém constante e na mesma intensidade ao longo de todo o período do dia. Há suspeita de existirem microperfurações na córnea. A dor ocular é mínima e o paciente relata ocasional turvação visual. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Na cirurgia bariátrica tipo Fobi-Capella, vários mecanismos estão envolvidos na resolução do diabetes, EXCETO:
Paciente de 19 anos, sabidamente asmático, procura atendimento por dispneia importante e achados de exame físico compatíveis com crise asmática grave. Qual conduta, dentre os itens abaixo, está contraindicada?
Quais são as hipóteses diagnósticas de um Recém-nascido com incapacidade de eliminar mecônio nas primeiras 24 horas de vida?
Compartilhar