Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Menino, 4 anos, foi internado no serviço de emergência pediátrica com diagnóstico de pneumonia e empiema pleural. O agente etiológico isolado na hemocultura foi o Streptococcus pneumoniae. No 5º dia de internação, apresentou ao exame físico: FC = 160 bpm; PA = 80 x 50 mmHg (PA sistólica = 60 mmHg durante a inspiração); T = 38,7ºC. Veias jugulares estavam ingurgitadas, as bulhas cardíacas praticamente inaudíveis, o murmúrio vesicular audível bilateralmente, mas diminuído nas bases, presença de estertores crepitantes nas bases, submacicez à percussão das bases. O fígado estava palpável a 6 cm da reborda costal direita, consistência aumentada. As extremidades estavam frias e a perfusão periférica era diminuída. Qual das hipóteses abaixo explica a presença desses dados clínicos?

A
Pneumotórax hipertensivo.
B
Pericardite purulenta com tamponamento cardíaco.
C
Endocardite bacteriana.
D
Miocardite aguda.
E
Mediastinite.
Um homem procura médico para orientação sobre quando deve iniciar prevenção para neoplasia de próstata e a que exames deve ser submetido. Qual deve ser a resposta do médico?
Uma paciente de 25 anos tem história de dor epigástrica há 12 horas, que evoluiu para dor no hipogástrico e na fossa ilíaca direita, associada a anorexia, episodios isolados de náuseas e vômitos. Ao exame físico do abdome, nota-se dor à percussão, compressão e descompressão brusca no quadrante inferior direito do abdome. Assinale a alternativa incorreta:
Com relação à fisiologia palpebral, assinale a alternativa correta:
E relação à anatomia da córnea, assinale a alternativa correta:
Compartilhar