Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Menino, 4 anos, previamente sadio apresenta quadro de edema generalizado, PA 90 X 50 mmHg; albumina sérica 1 g/dl; colesterol total 560 mg/dl, níveis de complemento e enzimas hepáticas normais. O diagnóstico mais provável é:

A
Glomerulonefrite membranosa.
B
Glomerulosclerose segmentar focal.
C
Glomerulonefrite de lesões mínimas.
D
Glomerulonefrite pós-estreptocócica.
E
Glomerulonefrite membranoproliferativa.
Paciente com 32 anos queixa-­se de dismenorreia progressiva e infertilidade há 5 anos. Vem com laudo de ultra­ssonografia que mostra massa anexial com ecos finos no seu interior. Qual sua suspeita clínica?
Mulher de 35 anos encontra-­se convalescente de uma pneumonia por mycoplasma. Desenvolveu uma astenia importante. Sua hemoglobina é de 9,0 g/dL e seu VCM é 110. Qual dos seguintes é o melhor teste para determinar se o paciente tem uma anemia hemolítica?
Paciente com eletrocardiograma mostrando ritmo sinusal com intervalo RR de 15 mm e com QRS positivo em D1 e negativo em aVF. Em aVR o QRS está isodifásico. Marque a resposta correta:
Mulher de 28 anos, com artrite reumatoide, apresenta-­se com piora da artrite. Ela toma Naproxen 500 mg 02 vezes ao dia e prednisona 05 mg/dia. Ao exame, sinovites em várias pequenas articulações das mãos e pés. Tem relato de Hepatite C. Qual dos seguintes é o passo mais apropriado na terapêutica desta paciente?
Compartilhar