Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Motociclista, 24 anos de idade, sem capacete, sofre traumatismo cranioencefálico ao ser atingido por um carro. Chega ao pronto-socorro completamente imobilizado. Não responde a estímulos verbais ou dolorosos e não mexe os membros. A PA é de 70/60 mmHg, a FC de 40 batimentos por minuto e a FR de 35 incursões por minuto. O primeiro passo no tratamento deste paciente é:

A
Obter via aérea definitiva.
B
Fazer tomografia computadorizada de crânio.
C
Fazer raio X de perfil de coluna cervical.
D
Iniciar a administração de cristaloide através de duas veias calibrosas.
O triângulo de Calot, um ponto de reparo anatômico utilizado para identificar estruturas importantes durante a colecistectomia, é limitado por:
De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:
Assinale a opção incorreta no que se refere à hemoglobinúria paroxística noturna (HPN):
A.M.R.B., 22 anos, GIIPIA0, na 14ª semana de gestação realizou pesquisa de anticorpos pelo ELISA onde os resultados obtidos foram: IgM negativo e IgG positivo para rubéola; IgM negativo e IgG positivo para citomegalovírus; IgM positivo e IgG positivo para toxoplasmose. Sobre estes resultados é possível afirmar: I. Há imunidade materna para rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose; II. Há risco de infecção fetal pelo citomegalovírus; III. Deve ser efetuado o teste de avidez da IgG para toxoplasmose e caso demonstre baixa avidez, orientar à gestante que trata-se de infecção pré-gestacional; IV. Há risco de infecção fetal pela rubéola. Quais são as corretas ?
Compartilhar