Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Ortopedia

Doenças Respiratórias

Menino, 8 anos, negro, há 5 dias com aumento do volume, calor, vermelhidão e dor intensa no joelho direito que dificultam a deambulação, acompanhados de febre há dois dias. Joga futebol diariamente, mas nega traumatismo. Antecedente de pneumonia aos sete anos de idade. Exame físico: estado geral satisfatório, toxemiado, T 38,7°C, tecido celular subcutâneo escasso, linfoadenomegalia inguinal bilateral, escoriações e hematomas em pernas e muita dor à movimentação. A hipótese diagnóstica e a conduta são:

A
Artrite tuberculosa, radiografia de tórax
B
Artrite séptica, punção articular
C
Artrite isquêmica, prova de faleização
D
Artrite reumatoide, pesquisa de fator reumatoide
E
Artrite traumática; radiografia simples do joelho
Um menino de 2 anos dá entrada na emergência apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas desde que foi trazido de casa, no colo da mãe, em automóvel comum. Inconsciente, apresenta saturação de oxigênio = 89%, pressão arterial, pulsos e frequência cardíaca normais. A conduta inicial imediata a ser tomada é:
Sobre as Fraturas Supracondilianas Umerais com desvio dos fragmentos da fratura, em crianças, leia as assertivas abaixo e assinale a correta:
A respeito das leucemias linfoides na infância assinale a correta:
Recém-nascido apresenta hipotonia, epicanto, fenda palpebral oblíqua, prega simiesca, clinodactilia do 5º dedo da mão, afastamento entre o 1º e o 2º dedos do pé e frouxidão ligamentar. O cariótipo mostra o seguinte resultado: 47 XY +21. Podemos afirmar que:
Compartilhar