Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menino com 2 meses de idade é levado a uma Unidade Básica de Saúde, pois a mãe está muito preocupada com o aumento de suas mamas. Ao examiná-lo, o médico detecta tecido mamário hipertrofiado, com mamas com diâmetro de cerca de 2,5 cm. O médico deve orientar:

A
observação, pois a ginecomastia é transitória e decorrente de estimulação pelos hormônios maternos.
B
observação, pois a ginecomastia é um achado raro, porém benigno em lactentes, tornando-se problema estético se persistir até a idade escolar.
C
realização de ultrassonografia.
D
retirada cirúrgica, pois se trata de criança do sexo masculino, com possibilidade elevada de tumor de comportamento maligno.
E
realização de dosagem de prolactina e estrógeno, para investigar a presença de tumor produtor de um desses hormônios.
Durante anestesia em paciente hipertenso e obeso, a ocorrência da supradesnivelamento de 2 mm persistente do segmento ST no ECG sugere:
Geralmente as necessidades calóricas de uma paciente submetida à suporte nutricional são calculadas de acordo com:
Paciente com neoplasia pulmonar do tipo carcinoma epidermoide visto na broncofibroscopia em brônquio intermediário, apresenta no estadiamento por mediastinoscopia linfonodos comprometidos paratraqueais bilaterais. O melhor tratamento é:
Multípara no início do oitavo mês de gestação, acorda na madrugada com abundante sangramento vaginal, sem dores nem contração, tendo tido prenhez normal até então. O mais provável diagnóstico é:
Compartilhar