Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menino com 2 meses de idade é levado a uma Unidade Básica de Saúde, pois a mãe está muito preocupada com o aumento de suas mamas. Ao examiná-lo, o médico detecta tecido mamário hipertrofiado, com mamas com diâmetro de cerca de 2,5 cm. O médico deve orientar:

A
observação, pois a ginecomastia é transitória e decorrente de estimulação pelos hormônios maternos.
B
observação, pois a ginecomastia é um achado raro, porém benigno em lactentes, tornando-se problema estético se persistir até a idade escolar.
C
realização de ultrassonografia.
D
retirada cirúrgica, pois se trata de criança do sexo masculino, com possibilidade elevada de tumor de comportamento maligno.
E
realização de dosagem de prolactina e estrógeno, para investigar a presença de tumor produtor de um desses hormônios.
Assinale a alternativa CORRETA:
Mulher de 73 anos de idade procura seu consultório com história clínica de sangramento digestivo baixo. Relata que há três meses vem apresentando sangramento às evacuações. Nega alteração no hábito intestinal. Qual a sequência preferencial na investigação diagnóstica?
Qual dos seguintes tratamentos é mais apropriado para fenômeno de Raynaud severo com isquemia digital?
Recém-nascido a termo, alimentado exclusivamente ao seio materno, está no segundo dia de vida e ainda não apresentou eliminação de mecônio. Teve episódios de vômitos lácteos e posteriormente biliosos. Encontra-se em bom estado geral, com o abdome difusamente distendido e pouco doloroso à palpação. Ao toque retal houve saída de gases sob pressão e fezes liquefeitas fétidas. Nessa situação, há suspeita diagnóstica de:
Compartilhar