Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Dermatologia

Pediatria Geral

Dermatologia

Menino de 4 anos de idade tem diagnóstico de anemia falciforme e é levado ao pronto-socorro com quadro agudo de febre e queda importante nos níveis de hemoglobina, caracterizado como episódio aplásico. O agente viral mais frequentemente envolvido nesses episódios, potencialmente fatais, é o:

A
vírus de Epstein-Barr.
B
citomegalovírus.
C
vírus herpes-simples.
D
hantavírus.
E
parvovírus B19.
Levando-se em consideração o lactente sibilante, assinale a alternativa com a afirmação correta.
Homem, 25 anos de idade, pesando 80 kg, sofreu queimadura ao acender a churrasqueira com álcool. Houve queimadura na metade inferior do tronco anterior, todo o membro superior direito, face anterior do membro superior esquerdo, todo o membro inferior direito e a face anterior do membro inferior esquerdo. Jogaram-no na piscina e logo a seguir levaram-no para o hospital, onde chegou 30 minutos após o acidente, queixando-se de muita dor. Todas as áreas queimadas estavam com bolhas, algumas íntegras e a maioria rotas. Assinale a alternativa CORRETA relativa ao atendimento inicial.
A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?
Na síndrome urêmica, por aumento da produção de citocinas (TFN-a, interleucina-6) e diminuição de interleucina-10, ocorre:
Compartilhar