Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?

A
Um fator.
B
Dois fatores.
C
Três fatores.
D
Quatro fatores.
E
Cinco fatores.
Lactente, 2 anos há 4 dias tem apresentado oligúria, palidez cutâneo­ mucosa, petéquias e equimoses. Há 1 semana teve quadro diarréico e fezes com muco e sangue. Exames laboratoriais: Ureia 65 Creatinina 1,5 Sumário de urina: hematúria ++ e proteinúria +. Para complementar o diagnóstico mais provável a esse caso, você deveria solicitar:
O exame parasitológico de fezes NÃO é útil para o diagnóstico de:
Paciente de cor branca, obeso com sintomas dispépticos de longa data desenvolve quadro de disfagia para alimentos sólidos que progrediu para pastosos, associada à perda de peso significativa. Assinale o diagnóstico mais provável:
Sobre o câncer gástrico precoce, NÃO é correto:
Compartilhar