Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?

A
Um fator.
B
Dois fatores.
C
Três fatores.
D
Quatro fatores.
E
Cinco fatores.
Durante uma crise de glaucoma agudo, de ângulo fechado, é contraindicado o uso da seguinte medicação:
São verdadeiras as afirmações abaixo referentes à cirurgia bariátrica, EXCETO:
Um lactente de 11 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que, subitamente, a criança apresentou uma crise convulsiva tonicoclônica generalizada, com duração de 3 minutos. Ao chegar ao hospital, após 10 minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre. É correto afirmar:
Lactente de 3 meses, durante a consulta de puericultura, traz as mãos para a linha média, junta-as e brinca com elas. Essa característica do desenvolvimento só é possível graças a que aquisições?
Compartilhar