Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?
A
Um fator.
B
Dois fatores.
C
Três fatores.
D
Quatro fatores.
E
Cinco fatores.
Outras questões
Sobre lombalgia mecânica é CORRETO afirmar:
O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders-4th edition-text revised (DSM IV-TR) traz os critérios diagnósticos para as doenças psiquiátricas. Em relação ao tempo mínimo de sintomas para o diagnóstico das morbidades, assinale a alternativa incorreta:
Uma paciente de 24 anos, portadora de fibrose cística, é admitida no CTI com novo episódio de insuficiência respiratória aguda, provocado por pneumonia bacteriana comunitária. Ao exame clínico, a paciente encontra-se dispneica, hipotensa, taquicárdica e febril. O conjunto de dados clínicos e laboratoriais permite a definição da existência de sepse grave, razão porque após intubar a paciente e colocá-la sob assistência ventilatória, o plantonista do CTI considera a realização dos seguintes procedimentos: I) Colheita de hemoculturas; II) Colheita de secreção traqueal pra bacterioscopia e cultura; III) Início de antibioticoterapia de amplo espectro intravenosa; IV) Aquisição de acesso venoso profundo e resgate hemodinâmico guiado por metas; V) Administração de corticoide sistêmico em baixas doses; VI) Controle glicêmico rigoroso; VII) Profilaxia de lesão aguda gastroduodenal; VIII) Profilaxia de tromboembolismo pulmonar. Em razão das diretrizes internacionais regulamentadas pela Surviving Sepsis Campaign, o plantonista estabeleceu como suas 3 prioridades iniciais os seguintes procedimentos:
Escoliose congênita resulta do crescimento e desenvolvimento anormal da coluna vertebral, provavelmente devido a eventos intrauterinos. Pode ocorrer falta parcial ou completa de formação (vértebras em cunha ou hemi-vértebras), falta parcial ou completa de segmentação (barras unilaterais não segmentadas) ou uma combinação de ambos. Uma ou mais anomalias ósseas podem ocorrer isoladamente ou em combinação. Visto que a coluna vertebral (incluindo os elementos neurais) e as vísceras são formadas em torno da 6ª semana no útero, os doentes com escoliose congênita têm frequentemente anomalias viscerais e intraespinhais associadas. Diagnosticada a anomalia congênita da coluna vertebral, o pediatra precisa descartar malformações em outros sistemas orgânicos. Há incidência maior para a concomitância de problemas no aparelho: