Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?

A
Um fator.
B
Dois fatores.
C
Três fatores.
D
Quatro fatores.
E
Cinco fatores.
No que se refere ao partograma e ao diagnóstico dos partos distócicos, podemos afirmar: I - o partograma é considerado um instrumento que reduz os riscos de morte perinatal e incidência de trabalho de parto prolongado. II - a fase ativa prolongada manifesta-se com dilatação progressiva, porém lenta demais, com velocidade inferior a 1 cm por hora, ultrapassando facilmente a linha de alerta e podendo atingir a linha de ação. III - a parada secundária da dilatação caracteriza-se pela persistência da mesma dilatação, evidenciada por dois toques consecutivos com intervalo de 2 horas, e também pode atingir as linhas de alerta e de ação. Qual a alternativa correta?
A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema:
No choque hipovolêmico ocorre, exceto:
As cardiopatias congênitas podem ser classificadas em acianogênicas e cianogênicas, e subdivididas, de acordo com o fluxo pulmonar em hiper, normo e hipofluxo pulmonar. Qual das alternativas abaixo contém apenas cardiopatias de hipofluxo pulmonar?
Compartilhar