Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Gastroenterologia

Menino de 7 anos com diarreia profusa de início súbito, com diarreia aquosa, abundante e incoercível, com inúmeras dejeções diárias, vômitos, dor abdominal e câimbras. Sem febre. Pelo quadro descrito na notificação, a classificação provisória do caso quanto a etiologia para o Sistema de Vigilância Epidemiológica, enquanto se aguarda o resultado da cultura, é:

A
Cólera.
B
Febre maculosa.
C
Dengue hemorrágica.
D
Leptospirose.
E
Febre Amarela.
Foi realizada a instalação de um cateter venoso central, utilizando a veia subclávia direita como acesso e através da técnica de Seldinger, em uma mulher de 68 anos. Vinte minutos após a punção, a paciente desenvolveu um quadro de hipotensão e taquicardia. A ausculta pulmonar revelou murmúrio presente nos hemitórax direito e esquerdo e a ausculta cardíaca não evidenciou nenhum ruído anormal. Houve ingurgitamento das veias jugulares. A infusão de líquido pelo cateter estava normal até o início do quadro, após houve obstrução do cateter.Baseado no diagnóstico anterior,qual tratamento imediato que deve ser realizado:
Recém nascido a termo, apgar 9 no primeiro e quinto minuto, com 12 horas de vida, inicia quadro de taquipneia, cianose, palidez cutânea e dificuldade para sugar. Ao exame, não apresenta sopros cardíacos, presença de segunda bulha única e alta. Radiografia de tórax com área cardíaca normal e transparência pulmonar normal. Eletrocardiograma apresenta padrão de sobrecarga ventricular direita. Gasometria arterial com hipoxemia e acidose metabólica. Este recém-nascido se beneficiará com o uso de:
Lesão do nervo ulnar pode causar:
Adolescente apresenta desvio lateral da coluna em relação ao plano frontal, acompanhado de rotação dos corpos vertebrais. Sobre essa condição, é correto afirmar que:
Compartilhar