Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Menino de 8 anos com adenopatia cervical acentuada, com estado geral. Hemograma: intensa atipia dos linfócitos; levantado suspeita de leucemia. Reação de Paul-Bunnell negativa. Reação de Sabin-Feldman 1:4.000. Qual o provável diagnóstico?

A
Toxoplasmose adquirida.
B
Mononucleose.
C
Doença Gaucher-juvenil.
D
Citomegalovírus.
E
Calazar.
É considerado o exame “padrão ouro” para o diagnóstico da diverticulite aguda:
Miguel tem 12 anos, estatura desproporcionalmente elevada, aracnodactilia e leve deslocamento do cristalino. Seu pai faleceu subitamente durante um exercício físico. Dra. Patrícia desconfiou de uma possível alteração genética no gene que codifica a fibrilina-1. Solicitou, então, um ecocardiograma que evidenciou uma dilatação da aorta ascendente com regurgitação aórtica. Em que patologia Dra. Patrícia deve ter pensado?
Paciente gestante 36 semanas, dá entrada na unidade de emergência com quadro de convulsões, hipertensão arterial e edema periférico intenso. Sem história de uso de drogas no pré-natal. A melhor conduta terapêutica é:
Paciente de 23 anos, com práticas esportivas regulares, com fratura de fêmur há 2 dias, apresentando dispneia intensa e confusão mental, o diagnóstico mais provável:
Compartilhar