Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

Menino de 9 meses de idade, sem história de doença respiratória, foi trazido à emergência por febre iniciada há 48 horas (entre 38° e 38,4°C), coriza e tosse produtiva. A mãe informou que, embora a criança apresentasse leve inapetência, vinha aceitando bem o leite materno. Ao exame físico, o paciente encontrava-se em bom estado geral, eutrófico, corado, acianótico e com coriza. A temperatura axilar era de 38,1°C, e a frequência respiratória, de 40 mm, sem uso de musculatura acessória. A otoscopia revelou discreta hiperemia bilateral das membranas timpânicas, sem abaulamento; a oroscopia, hipertrofia e hiperemia das tonsilas palatinas; e a ausculta respiratória, murmúrio vesicular uniformemente distribuído com múltiplos ruídos de transmissão. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?

A
Prescrever antitérmico e soro fisiológico nasal e agendar retorno em 24 horas ou antes se ocorrer piora das manifestações clínicas.
B
Prescrever antitérmico, soro fisiológico nasal e antibiótico para tratamento da otite média aguda.
C
Prescrever antitérmico, soro fisiológico nasal e descongestionante oral para tratamento da infecção viral das vias aéreas superiores.
D
Solicitar radiografia de tórax para investigação de infecção bacteriana das vias aéreas inferiores.
E
Solicitar exames laboratoriais (hemograma, plaquetas, hemocultura, EQU, urocultura), radiografia de tórax e punção lombar.
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Pacientes com risco ou tentativa de suicídio podem chegar a atendimento por inúmeras vias e costumam trazer alguns desafios quanto à avaliação e ao melhor encaminhamento. Assim, é importante que tenhamos alguns conhecimentos básicos acerca desse assunto. Assinale a alternativa correta.
Dora, 34 anos, profissional do sexo, procurou seu médico de família para apresentar o resultado de exames: Anti-HIV 1 e 2 negativos, Anti-HVC positivo, HBsAg negativo, Hbe Ag negativo, Anti-Hbs negativo, VDRL negativo, FTA-ABS positivo. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos, o médico de família pode afirmar, exceto:
São critérios menores de Jones para a classificação diagnóstica de Febre Reumática, EXCETO:
Uma recepcionista de 38 anos apresenta dor no Hipocôndrio Direito (HD), que se irradia para a escápula homolateral. Relata também náuseas e vômitos biliosos. Ao exame físico, está febril (38°C), tem massa palpável no HD e o sinal de Murphy é positivo, o que ocorre quando há:
Compartilhar