Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Menino de oito meses chega à Emergência por estar “muito paradinho”. Mãe informa que ele vem emagrecendo progressivamente após o desmame, aos seis meses. Ao exame físico, paciente em estado grave, desnutrido (-3DP), letárgico, hipotérmico, com enchimento capilar lentificado (> 3 segundos), icterícia, púrpura e hepatoesplenomegalia dolorosa. A conduta imediata mais recomendada nesse caso consiste em dar início a:

A
reidratação endovenosa; antibioticoterapia de largo espectro, glicose endovenosa, aquecimento e vitamina K1.
B
reidratação oral; antibioticoterapia de largo espectro, glicose endovenosa e vitamina K1.
C
reidratação venosa, aminoglicosídeo parenteral, glicose endovenosa e vitamina C.
D
reidratação oral; antibioticoterapia de largo espectro, glicose endovenosa, aquecimento e vitamina C.
E
reidratação oral; antibioticoterapia de largo espectro, glicose endovenosa, aquecimento e transfusão de plasma.
Homem, 23 anos, sofre queimadura elétrica em objeto próximo a cabo de alta tensão, ficando temporariamente desacordado. Na Emergência, está lúcido e coerente, com lesão deprimida, acinzentada, circundada por área de hiperemia na mão D. A urina está escura. Em relação a este caso, são apresentadas as afirmativas abaixo: I. Deve-se revisar 24 horas após o desbridamento inicial, pois a área de necrose costuma ser posteriormente mais extensa. II. As maiores lesões musculares ocorrem junto a estruturas ósseas, onde há maior calor de resistência. III. É necessária imediata reposição líquida, mesmo sem confirmação laboratorial de mioglobinúria. Qual é a alternativa correta?
Pré-escolar apresenta lesões na pele que se iniciaram há 2 dias, acompanhadas de febre alta e dor à deglutição. Ao exame, percebe-se exantema vermelho, pontilhado, finamente papular, generalizado, com textura de lixa grossa à palpação. O eritema é mais intenso nas fossas antecubitais. A face parece ruborizada e há palidez perioral. A orofaringe apresenta-se muito hiperemiada, com purulência nas amígdalas e a língua tem aspecto de framboesa. Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem, 75 anos, apresenta febrícula vespertina, mialgias em cintura escapular e sinovites metacarpofalangeanas há 1 mês. Há 3 dias tem claudicação de mandíbula e episódios de perda visual. O VSG é de 105 mm na 1ª hora. O diagnóstico mais provável para este paciente é:
Um paciente de 57 anos, portador de hipertensão controlada, encontra-se em pré-operatório de colectomia direita. A sua classificação, segundo a American Society of Anesthesiologists (ASA), é:
Compartilhar