Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Menino de sete anos chega ao pronto-socorro com queixa de falta de ar. Sua mãe informa que a criança tem asma e que já foi internada duas vezes no último ano devido à gravidade das crises. Ao exame, encontra-se com sibilos difusos; FR = 32 irpm e oximetria de 92%. A melhor conduta, neste momento, é a nebulização com agonista ß2 adrenérgico e:

A
corticoide VO ou IM.
B
brometo de ipratrópio.
C
adrenalina subcutânea.
D
internação hospitalar imediata.
Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta os seguintes dados antropométricos: P= 1890g Comp= 42 cm PC= 31 cm PT= 30 cm. Todos estão abaixo do 10o percentil. Assinale a classificação adequada para este recém-nascido.
Homem, 27 anos, tabagista com dor intensa em membro inferior esquerdo e cianose em extremidade distal de 4º e 5º pododáctilos esquerdos. Pulsos preservados em membros inferiores exceto por ausência de pulsos podais à esquerda. A principal hipótese diagnóstica é:
A profilaxia antimicrobiana com doses subterapêuticas de aminopenicilinas ou de sulfonamida oferece proteção variável contra as recorrências em crianças com episódios frequentes de otite média aguda. No entanto, devido ao aparecimento de resistência bacteriana, podemos considerar que a medida só deve ser adotada para as crianças que:
O processo de lise da ureia por bactérias fornece um meio urinário alcalino e concentrações suficientes de carbonato e amônia para induzir a formação de cálculos infectivos. Assinalar qual grupo de bactérias apresenta maior capacidade de desdobrar a ureia:
Compartilhar