Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Menino de sete anos chega ao pronto-socorro com queixa de falta de ar. Sua mãe informa que a criança tem asma e que já foi internada duas vezes no último ano devido à gravidade das crises. Ao exame, encontra-se com sibilos difusos; FR = 32 irpm e oximetria de 92%. A melhor conduta, neste momento, é a nebulização com agonista ß2 adrenérgico e:

A
corticoide VO ou IM.
B
brometo de ipratrópio.
C
adrenalina subcutânea.
D
internação hospitalar imediata.
Considerando a fisiologia laríngea, assinale a alternativa correta:
Para um paciente de 55 anos de idade com diagnóstico tomográfico de um cisto de 4,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak III, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequeada é:
Homem, 18 anos, andando de bicicleta e segurando-se na traseira de caminhão, é jogado a 8 m de distância. Ao chegar à Emergência, apresenta respiração ruidosa e sangramento oral por múltiplas lesões faciais. Sua coluna cervical é então estabilizada, mas a colocação de máscara facial com reservatório a 10 L/min de oxigênio não proporciona melhora clínica. Devido ao sangramento e ao trauma facial não é possível a intubação orotraqueal. O paciente, que estava letárgico, faz apneia. O melhor procedimento para garantir a perviedade das vias aéreas é:
Paciente de 9 meses de idade, sexo feminino, portadora de Síndrome de Down, com dificuldade de ganho de peso, apresentado pneumopatia de repetição (várias consultas em pronto atendimento com traqueobronquite - sic), dá entrada no PS com FR = 45 mrpm, FC = 167 bpm T = 36,4ºC. Ao exame apresenta-se com tiragem IC baixa, cianose perioral, crepitantes em ambos HT, Hiperfonese de 2º bulha em foco pulmonar, sem sopros. Consultava com médico generalista na cidade de origem e tinha diagnóstico de desnutrição e pneumopatia por ter Síndrome de Down e facilidade de contrair infecções. Ao RX apresentava Infiltrado alveolar bilateral, comprometendo hilos e aumento da área cardíaca. O diagnóstico mais provável e conduta:
Compartilhar