Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Menino, oito anos, é trazido à consulta ambulatorial por apresentar tosse diária há mais de dois meses e sensação de aperto no peito, principalmente à noite. Segundo a mãe, esses sintomas têm interferido no seu sono, pois ele acorda toda noite devido à tosse. Relata alívio temporário com o uso de beta-2 inalatório. História prévia de asma, porém, sem sintomas há um ano. Quanto à classificação da gravidade do quadro respiratório desse escolar, pode-se afirmar que se trata de asma:

A
persistente leve.
B
persistente moderada.
C
persistente grave.
D
intermitente.
E
assintomática.
Assinale a alternativa correta em relação às hiperbilirrubinemias hereditárias:
Paciente com um ano de idade apresenta ao exame: irritabilidade, púrpura, gengivas hemorrágicas, dor óssea e hemorragia perioteal com tumefação óssea. Assinale a provável deficiência de micronutrientes responsável pelo quadro acima:
Menino, 13 anos, obeso, apresenta dor no joelho direito e claudicação do membro inferior há 3 meses. O quadro piora aos esforços e, nas últimas semanas, se acompanha também de dor no quadril homolateral. Ao exame, há rotação externa e encurtamento do membro inferior direito. Qual o diagnóstico mais provável?
São drogas utilizadas no tratamento na Insuficiência Cardíaca (IC), que se mostraram capazes de alterar o seu prognóstico, diminuindo a mortalidade, principalmente nos casos mais graves, EXCETO:
Compartilhar