Questões na prática

Pediatria

Dermatologia

Dermatologia

Menos de um mês depois de parir, uma ansiosa mamãe viu a filha ser hospitalizada com pequenas vesículas na face, acompanhadas de bolhas flácidas de conteúdo límpido, que se enturveciam, rompiam e deixavam visível a base eritematosa e úmida. Nesta erupção, quase sempre de etiologia estafilocócica, as bolhas resultam da ação de toxinas epidermolíticas que atacam a seguinte proteína responsável pela adesão celular:

Com relação à confirmação diagnóstica de morte encefálica, são apresentadas as seguintes assertivas: I. São necessários 2 exames clínicos confirmatórios realizados com intervalo mínimo de 6h para pacientes com idade superior a 2 anos; II. Arteriografia cerebral e cintilografia cerebral perfusional são exames reconhecidos em portaria ministerial para a confirmação diagnóstica de morte encefálica; III. Se 2 exames clínicos confirmarem morte encefálica, os exames de imagem são dispensáveis. Qual é a alternativa CORRETA?
O carcinoma endometrioide clássico (carcinoma de baixo grau) está mais frequentemente relacionado, exceto :
Adolescente de 15 anos, proveniente da zona rural, após sofrer uma queda, apresenta ferimento limpo em perna esquerda. A acompanhante mostra ao médico o cartão em que estão anotadas as vacinas obrigatórias que a adolescente tomou na infância, o qual está completo. A conduta correta para esse caso clínico é:
Lactente de 7 semanas de vida, filho de mãe HIV+, sem intercorrências pós-natais, eutrófico e mamando fórmula láctea modificada para o primeiro semestre de vida, deve estar em uso, no momento, de:
Compartilhar