A.M.R.B., 22 anos, GIIPIA0, na 14ª semana de gestação realizou pesquisa de anticorpos pelo ELISA onde os resultados obtidos foram: IgM negativo e IgG positivo para rubéola; IgM negativo e IgG positivo para citomegalovírus; IgM positivo e IgG positivo para toxoplasmose. Sobre estes resultados é possível afirmar: I. Há imunidade materna para rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose; II. Há risco de infecção fetal pelo citomegalovírus; III. Deve ser efetuado o teste de avidez da IgG para toxoplasmose e caso demonstre baixa avidez, orientar à gestante que trata-se de infecção pré-gestacional; IV. Há risco de infecção fetal pela rubéola. Quais são as corretas ?
A
Apenas I e II.
B
Apenas II.
C
Apenas II e III.
D
Apenas II, III e IV.
E
Apenas III, IV.
Outras questões
A hérnia inguinal cujo conteúdo é um divertículo de Meckel é chamada de:
Uma menina de 5 anos de idade é trazida ao seu pediatra com uma febre que dura cinco dias. Sua mãe relata que as imunizações de sua filha estão em dia e que ela não tem problemas crônicos de saúde. Sinais vitais mostram temperatura de 38,9°C, pulso 111 ppm, frequência respiratória de 16 ipm e pressão arterial 122/65 mmHg. Ao exame, ela apresenta língua vermelha e edemaciada, linfonodos cervicais palpáveis, uma erupção cutânea difusa inespecífica maculopapular, e injeção escleral bilateral. A melhor conduta neste caso é iniciar:
Um bebê de 5 meses do sexo masculino é trazido ao pediatra porque a mãe sente uma vibração estranha sobre o peito do filho que parece se relacionar com o seu batimento cardíaco. A criança tem síndrome de Down. No exame, um frêmito paraesternal é sentido. Atividade precordial é acentuada e se estende sobre as áreas paraesternal e apical direitas. Uma terceira bulha proeminente é audível no ápice. A característica que melhor descreve o sopro ouvido no exame é:
Uma menina de 10 anos se apresenta ao pediatra para avaliação clínica, interessada em prática de um esporte. Seu exame é completamente normal com exceção de um nódulo solitário da tireoide, palpado na face anterior do pescoço. A menina tinha notado a protuberância há vários meses antes daquela visita, mas esteve completamente assintomática. O pediatra decide dosar suas taxas de hormônio estimulante da tireoide (TSH) e tiroxina livre (T4), além de outros exames laboratoriais de rotina nesse dia. Ademais dos exames sanguíneos, a melhor etapa subsequente para a avaliação diagnóstica é: