Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Microlitíase biliar pode ser causa de pancreatite recorrente. Exemplo de situação clínica capaz de facilitar o aparecimento de microlitíase é:

A
Hiperuricemia.
B
Uso de antiácidos.
C
Nutrição parenteral total.
D
Trauma abdominal.
E
Hipercalcemia.
Em relação ao câncer de próstata, assinale a única alternativa INCORRETA:
Em relação às manifestações clínicas da oclusão arterial crônica, analise as afirmações a seguir. I. A claudicação intermitente é um sintoma que pode ser considerado patognomônico da lesão arterial oclusiva crônica. II. A dor da claudicação é descrita como constritiva, em câimbra ou cansaço. Acomete determinado grupo muscular (mais frequentemente a panturrilha), normalmente desencadeada pelo repouso prolongado do paciente, principalmente na posição ortostática. III. As úlceras isquêmicas apresentam fundo pálido, tendem a expor tendões e localizam-se mais frequentemente na região pré-tibial ou em áreas de pressão sendo extremamente dolorosas e normalmente acompanham áreas de necrose cutânea e gangrena. IV. As placas de necroses normalmente ocorrem nos pés (polpas de pododáctilos ou áreas de pressão) sendo o tecido enegrecido indolor o seu aspecto característico, às vezes delimitado por área isquêmica hiperemiada extremamente dolorosa. Estão CORRETAS apenas as afirmações.
Qual é o exame mais adequado para o diagnóstico conclusivo de refluxo vesicoureteral?
A infecção de pele e de partes moles complicadas envolve tecidos mais profundos, ou requerem intervenção cirúrgica. A infecção na presença de comorbidades médicas, como diabetes mellitus, doença renal crônica ou doença arterial periférica também definem infecção complicada. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar