Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Pediatria Geral

Miguel tem 12 anos, estatura desproporcionalmente elevada, aracnodactilia e leve deslocamento do cristalino. Seu pai faleceu subitamente durante um exercício físico. Dra. Patrícia desconfiou de uma possível alteração genética no gene que codifica a fibrilina-1. Solicitou, então, um ecocardiograma que evidenciou uma dilatação da aorta ascendente com regurgitação aórtica. Em que patologia Dra. Patrícia deve ter pensado?

A
Síndrome de Marfan
B
Acondroplasia
C
Tetralogia de Fallot
D
Síndrome de Klinefelter
Tendo recebido uma joelhada no flanco direito, durante uma partida de futebol, um jogador do Jardim Futebol Clube é levado para o hospital. Ao urinar, ele apresentou hematúria macroscópica, e foi, então, realizada uma tomografia de abdome, que revelou trauma renal grau II (pequena laceração cortical e hematoma perirrenal). De acordo com a American Association for the Surgery of Trauma, para o caso desse paciente a conduta adequada é:
Uma paciente de 18 anos procura o cirurgião geral, por causa de uma hérnia, sem sintomas. Ao exame, foi diagnosticada uma hérnia femoral, facilmente redutível, do lado direito. A conduta a ser adotada nesse caso é:
Em paciente com grande queimadura, a causa primária de choque é:
Em relação à hemorragia digestiva alta (HDA), não podemos afirmar:
Compartilhar