Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Pediatria Geral

Miguel tem 12 anos, estatura desproporcionalmente elevada, aracnodactilia e leve deslocamento do cristalino. Seu pai faleceu subitamente durante um exercício físico. Dra. Patrícia desconfiou de uma possível alteração genética no gene que codifica a fibrilina-1. Solicitou, então, um ecocardiograma que evidenciou uma dilatação da aorta ascendente com regurgitação aórtica. Em que patologia Dra. Patrícia deve ter pensado?

A
Síndrome de Marfan
B
Acondroplasia
C
Tetralogia de Fallot
D
Síndrome de Klinefelter
Um paciente de 25 anos foi submetido à orquectomia direita para tratamento de tumor de testículo, com diagnóstico anatomopatológico de tumor de células germinativas não seminomatosas. O local mais comum de recorrência tardia desse tumor é:
Uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, procura unidade de pronto atendimento relatando início súbito de forte dor em membro inferior direito. Exame físico revela taquicardia e palidez distal no joelho direito, com temperatura fria ao toque e ausência do pulso pedioso. Não há alterações ao exame do membro inferior esquerdo. Após fazer o diagnóstico de oclusão arterial aguda, qual dos exames abaixo deve ser solicitado para esclarecimento da causa desse evento?
Um paciente dá entrada no pronto-socorro com história de febre e dor lombar. Após 3 dias de antibioticoterapia, a febre persiste, associada a queda do estado geral. Uma ultrassonografia evidencia a presença de hidronefrose leve e cálculo ureteral distal do lado esquerdo. Nesse caso, a conduta indicada deve ser:
Uma mulher de 70 anos, sem doença crônica, que tem acompanhamento clínico periódico e com capacidade funcional normal, vai ser submetida a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Considerando-se o risco cardiovascular, ela
Compartilhar