Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Pediatria Geral

Miguel tem 12 anos, estatura desproporcionalmente elevada, aracnodactilia e leve deslocamento do cristalino. Seu pai faleceu subitamente durante um exercício físico. Dra. Patrícia desconfiou de uma possível alteração genética no gene que codifica a fibrilina-1. Solicitou, então, um ecocardiograma que evidenciou uma dilatação da aorta ascendente com regurgitação aórtica. Em que patologia Dra. Patrícia deve ter pensado?

A
Síndrome de Marfan
B
Acondroplasia
C
Tetralogia de Fallot
D
Síndrome de Klinefelter
Leia as afirmações acerca dos aneurismas de aorta e responda: I- Os aneurisma abdominais são mais comuns que os torácicos; II- O tabagismo é o fator de risco mais importante associado ao desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal, seguido de idade, hipertensão e dislipidemia; III- A maioria dos aneurismas abdominais e torácicos são assintomáticos quando descobertos incidentalmente em um exame de rotina ou estudo de imagens.
Paciente de 32 anos, sexo feminino, com diagnóstico de pielonefrite comunitária, encontra-se toxemiada, febril, com muita dor lombar e vômitos. Qual a melhor escolha antibiótica?
Paciente de 23 anos procura atendimento por lesões cutâneas compatíveis com dermatite herpetiforme. Avaliação laboratorial evidenciou hemoglobina de 9 g/dL, VCM = 67 fL. Sem outros achados alterados. Dos exames abaixo, selecione o melhor teste inicial para a provável patologia deste paciente:
O câncer colorretal hereditário não polipoide (hereditary non-polypoid colorectal câncer – HNPCC) é uma das síndromes mais comuns de predisposição ao câncer (10 a 12% dos pacientes com câncer colorretal são portadores da síndrome). Assinale a afirmativa INCORRETA.
Compartilhar