Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Milton, 1 mês e 25 dias de idade, apresenta, há 24 horas, leve coriza hialina, tosse discreta, fezes líquidas amareladas (cerca de sete evacuações), febre alta que cede com paracetamol e reaparece algumas horas depois. Hoje teve várias “crises” de choro forte e está “um pouco diferente”. Recebe leite materno e fórmula láctea industrializada desde 28 dias de idade. Exame físico: peso 4.900 g, T.ax 39,1ºC, FC 144 bpm, FR 40 irpm; alterna períodos de choro intenso com apatia, irritável ao manuseio, hipertonia muscular difusa, fontanela plana levemente deprimida, elasticidade cutânea e turgor discretamente reduzidos, ausência de lágrimas, sede exacerbada, pulsos amplos e acelerados, extremidades acianóticas, ausculta cardiopulmonar, abdome e membros inferiores sem alterações. As duas principais hipóteses diagnósticas são:

A
invaginação intestinal/desidratação isotônica
B
meningite/desidratação hipertônica
C
estenose hipertrófica de piloro/desidratação hipertônica
D
fibrose cística/desidratação hipotônica
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A gravidez promove uma hipovolemia fisiológica e, portanto, pequenas perdas sanguíneas repercutem mais precocemente na perfusão fetal.
A causa mais comum de exoftalmia unilateral de O a 18 anos é:
Em relação à comunicação interatrial (CIA), assinale a alternativa correta.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Compartilhar