Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Milton, 1 mês e 25 dias de idade, apresenta, há 24 horas, leve coriza hialina, tosse discreta, fezes líquidas amareladas (cerca de sete evacuações), febre alta que cede com paracetamol e reaparece algumas horas depois. Hoje teve várias “crises” de choro forte e está “um pouco diferente”. Recebe leite materno e fórmula láctea industrializada desde 28 dias de idade. Exame físico: peso 4.900 g, T.ax 39,1ºC, FC 144 bpm, FR 40 irpm; alterna períodos de choro intenso com apatia, irritável ao manuseio, hipertonia muscular difusa, fontanela plana levemente deprimida, elasticidade cutânea e turgor discretamente reduzidos, ausência de lágrimas, sede exacerbada, pulsos amplos e acelerados, extremidades acianóticas, ausculta cardiopulmonar, abdome e membros inferiores sem alterações. As duas principais hipóteses diagnósticas são:

A
invaginação intestinal/desidratação isotônica
B
meningite/desidratação hipertônica
C
estenose hipertrófica de piloro/desidratação hipertônica
D
fibrose cística/desidratação hipotônica
Paciente comparece à Unidade de Saúde da Família com raio x mostrando congestão do seio maxilar direito. A respeito das rinossinusites podemos afirmar:
São sinais maiores de sinusite aguda, EXCETO:
A síndrome de Down, trissomia do cromossomo 21, é considerada a anomalia cromossômica mais frequente nos seres humanos, sendo que a presença de defeitos cardíacos é destacada como umas das principais causas de morte. Podemos afirmar que a principal cardiopatia congênita encontrada em pacientes portadores da síndrome é:
Neoplasia renal mais freqüente na infância, o tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, chega a corresponder a 95% dos tumores renais diagnosticados em menores de 15 anos de idade. Freqüentemente se apresenta como massa abdominal assintomática, muitas vezes descoberta em um exame de rotina. Com o avanço das terapias nos últimos 30 anos transformou-se em uma das neoplasias malignas com maior sucesso quanto a real possibilidade de cura, fato esse que enobrece ainda mais a importância de seu diagnóstico. Assinale dentre as alternativas abaixo as manifestações clínicas mais relevantes para o diagnóstico:
Compartilhar